G1 Mundo

Vazamento de áudio revela críticas de chanceler do Chile a embaixador argentino

today25 de janeiro de 2023 10

Fundo
share close

A chancelaria chilena admitiu hoje “o vazamento por engano do áudio de uma reunião privada” na qual Antonia se refere duramente ao diplomata argentino.

Bielsa criticou a decisão do governo do esquerdista Gabriel Boric de rejeitar a construção do projeto de mineração e portuário “Dominga”, devido ao seu impacto ambiental.

“Ele faz o que quer quando tem vontade, e a explicação é que está louco”, diz na gravação a chanceler chilena, que enviou ao chanceler argentino, Santiago Cafiero, uma queixa sobre esse caso.



“A questão do projeto Dominga foi uma decisão unânime do conselho de ministros. Seu embaixador ataca diretamente o governo do presidente Boric em um tema bastante relevante politicamente. Sinceramente, é inaceitável”, diz Antonia na mensagem a Cafiero.

Horas depois, Antônia disse em Buenos Aires, onde participou da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com o presidente Boric, que não sabia que estava sendo gravada durante a reunião, e deu por superada a polêmica sobre suas declarações. “Meu papel é poder fortalecer e cuidar da relação bilateral (com a Argentina) e quero dar a certeza de que essa relação bilateral vai muito bem”, afirmou.

O chanceler argentino afirmou, por sua vez, que “nenhum vazamento define as relações entre países irmãos como Argentina e Chile“. “Temos uma fronteira enorme com o Chile, e essa fronteira não tem que ser uma barreira, e sim a oportunidade de nos conectarmos. Seguimos avançando em projetos de integração energética e fibra ótica, e no relacionamento em todas as temáticas dos desafios que o mundo enfrenta “, ressaltou Cafiero em Buenos Aires.

O vazamento da gravação, uma conversa privada entre a chanceler e sua equipe de trabalho, provocou a demissão da chefe da assessoria de imprensa da chancelaria chilena e uma onda de críticas de políticos de todos os setores, que criticaram o tom informal da conversa.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mike-tyson-e-alvo-de-novo-processo-por-estupro

G1 Mundo

Mike Tyson é alvo de novo processo por estupro

O ex-lutador de boxe já foi condenado a três anos de prisão pelo mesmo crime. O ex-campeão de boxe Mike Tyson é acusado por uma mulher de estuprá-la em uma limusine no início dos anos 1990 perto de Nova York, segundo um documento judicial. Tyson, considerado um dos melhores pesos-pesados de todos os tempos, já foi condenado a três anos de prisão por estuprar a modelo Desiree Washington, que tinha […]

today25 de janeiro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%