Segundo a Cetesb, aproximadamente 350 veículos passaram pelo ponto de fiscalização na Avenida Eduardo Palassim Guinle. Além das autuações, os técnicos do órgão orientaram os motoristas sobre a importância de manterem os motores regulados e, com isso, evitar a emissão excessiva de fumaça preta.
A multa é considerada uma infração ambiental, já que pode afetar a qualidade do ar. O valor é de R$ 2.055,60, podendo dobrar em caso de reincidência. Caso seja a primeira vez, o proprietário do veículo pode solicitar a redução de 70% do custo com a condição de comprovar a manutenção do motor.
A fiscalização foi a última de 2023. Durante o ano, conforme divulgado pela Cetesb, 3,8 mil veículos foram autuados em duas operações no Porto de Santos e três comandos nas principais rodovias do Estado de São Paulo.
Veículos são multados por excesso de emissão de fumaça preta no Porto de Santos, SP — Foto: Cetesb/Divulgação
A Cetesb informou ao g1 que a fiscalização foi feita com a Escala de Ringelmann. O método consiste em uma lâmina de papel circular dividida em cinco partes, cada uma com uma tonalidade de cinza. Ao aproximá-la da fumaça, a cor determina o padrão da emissão. (veja na foto do início da matéria)
Outros veículos, no entanto, foram fiscalizados pelo método da opacidade. Por meio de um feixe de luz, o opacímetro [equipamento eletrônico] avalia a densidade da fumaça, que é coletada por uma sonda colocada no tubo de escapamento.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)