G1 Mundo

Veja o momento exato em que primeiro-ministro da Eslováquia é baleado; VÍDEO

today15 de maio de 2024 5

Fundo
share close

O suspeito fez cinco disparos contra Fico, que havia saído de uma reunião. Ele foi levado a um hospital de helicóptero e submetido a uma cirurgia.

Em um vídeo, é possível ver o premiê cumprimentando um grupo de pessoas após sair de uma reunião de governo. Nesse momento, um homem na multidão saca uma arma e dispara. (Veja acima)

Segundo o governo, o premiê foi atingido no abdômen e no braço.



Veja momento em que primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, é baleado na rua em 15 de maio de 2024. — Foto: Reprodução/redes sociais

O site de notícias eslovaco Aktuality informou que poucas pessoas esperavam Fico do lado de fora do local onde a reunião havia ocorrido. Nenhum deles vaiava ou gritava palavras de ordem contra o governo. Apenas um homem parecia protestar, com um cartaz em mãos.

Seguranças do premiê prenderam o autor dos disparos.

Outro vídeo mostra o premiê se aproximando de um carro cambaleando, sendo apoiado por outros homens que estavam em volta dele. Nas imagens, eles o ajudam a entrar no carro. Veja abaixo.

Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado no abdômen

Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado no abdômen

O ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, afirmou em uma entrevista coletiva que “essa tentativa de assassinato foi politicamente motivada, e a decisão do suspeito foi tomada logo após as eleições presidenciais”. Em abril houve eleições, vencidas por aliados de Fico.

Segundo a mídia do país, o suspeito é um homem de 71 anos.

O tiroteio aconteceu na cidade de Handlova, mas Fico foi transportado de helicóptero para a capital, Bratislava, para ser operado.

Líderes europeus condenam o atentado

A presidente do país, Zuzana Caputová, condenou em nota o “brutal” ataque sofrido por Fico, e lhe desejou uma pronta recuperação.

O líder da oposição, Michal Šiimečka, reafirmou que seu grupo político não tem relação com o atentado.

Homem é detido após o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, ser baleado no dia 15 de maio de 2024 — Foto: Radovan Stoklasa/Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, condenou o ataque, que chamou de “crime hediondo sem justificativa”.

O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, também se manifestou, dizendo que a notícia é um “choque”. Ele também deseja que o colega se recupere rapidamente.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse “condenar fortemente o ataque” — a Eslováquia faz parte da União Europeia desde 2004.

Entre os líderes que condenaram o atentado também estão o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Pró-Rússia, ‘antivaxer’ e nacionalista

A posição da Eslováquia é relativamente importante, já que o país faz parte da Organização Militar do Atlântico Norte, a aliança militar do Ocidente.

Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, em imagem de 2018 — Foto: Vladimir Smicek/AFP

O partido de Fico, o Direção Social-Democracia (Smer-SSD), é mais nacionalista e socialmente conservador, criticando o liberalismo social, que diz ser imposto a partir de Bruxelas.

Fico já deu declarações condenando o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por esses casais. Em questões econômicas, ele é visto como trabalhista, tendo implementado reformas que dão direito a aviso prévio, regras mais rígidas para horas extras e mais poder a sindicatos.

Ele expressou posições anti-imigração de muçulmanos para o país e, em política externa, é visto como pró-Rússia e contra a instalação de bases militares dos EUA na Europa Central.

Durante a pandemia, na oposição, ele promoveu uma campanha de desinformação contra a Covid-19 e as vacinas, chegando a compará-las a armas biológicas.

Fico já havia sido premiê em outros dois períodos, entre 2006 e 2010, e entre 2012 e 2018. Desta última vez, ele renunciou ao cargo ao ser pressionado pela oposição, depois do assassinato de um jornalista que investigava a corrupção em seu governo.

Mapa da Eslováquia com a cidade de Handlová, onde o primeiro-ministro, Robert Fico, sofreu atentado — Foto: Editoria de Arte/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%