Com a guerra entre Israel e o Hamas, uma série de vídeos viralizaram nas redes sociais e aplicativos de mensagens como se fossem do conflito. O Fato ou Fake selecionou as mensagens que circularam com mais frequência nos primeiros dias de guerra, ainda em outubro, e checou a veracidade delas. Veja abaixo.
O g1 relembra, ao longo de dezembro, as histórias checadas pela equipe do FATO ou FAKE mais lidas de 2023. Acompanhe aqui.
Um vídeo mostra dois homens de uniforme militar presos a correntes de costas para uma fogueira até serem atingidos pelas chamas e queimados vivos. Legendas dizem que as cenas são relacionadas ao conflito Israel x Hamas. É #FAKE.
Uma legenda diz: “Hamas queimando soldados israelenses (…)”.
É #FAKE que vídeo em que soldados são queimados vivos tenha sido gravado em Israel e em 2023 — Foto: Reprodução
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Fato ou Fake no WhatsApp
Um vídeo mostra vários homens vendados sendo atirados em uma vala com pneus e depois fuzilados. Legendas apresentam as cenas como do conflito Israel x Hamas. É #FAKE.
Uma legenda diz: “Esse é o HAMAS TERRORISTA (…)”.
É #FAKE que vídeo em que homens são atirados em vala com pneus tenha sido gravado em Israel em 2023 — Foto: Reprodução
- Tiros em homens ajoelhados
Um vídeo mostra uma fileira de homens ajoelhados sendo atingidos na cabeça por disparos de arma de fogo. Legendas dizem que as imagens são relacionadas com o conflito Israel x Hamas. É #FAKE.
A legenda diz: “Desculpa pessoal cenas fortes mas temos que mostrar o que esse bandido estão fazendo com o povo israelense“.
É #FAKE que vídeo em que homens ajoelhados são alvejados na cabeça tenha sido gravado em 2023 em Israel — Foto: Reprodução
- Vítimas se escondendo de tiros e, em seguida, mortas
Vídeo mostra vítimas israelenses se escondendo de tiros dentro da base militar de Zikim, atacada pelo Hamas. E outro vídeo mostra as vítimas mortas no mesmo local. É #FATO.
No primeiro vídeo, o grupo tentava se proteger de terroristas da Brigada Izz el-Deen al-Qassam, o braço armado do grupo extremista Hamas, que atacou a base nas primeiras horas de sábado (7). Algum tempo depois, eles seriam assassinados— como mostra um segundo vídeo, esse divulgado pela própria Brigada Al-Qassam nas redes sociais: três dos jovens que filmaram a si mesmos se protegendo aparecem mortos no chão. O g1 fez uma reportagem sobre o episódio.
É #FATO vídeos que mostram vítimas se escondendo de tiros e, em seguida, mortas — Foto: Reprodução
- Terroristas atirando em banheiros químicos de uma rave
Um vídeo mostra terroristas atirando em banheiros químicos de uma rave em Israel após o início do conflito entre Hamas e Israel. É #FATO.
O vídeo divulgado em 13 de outubro pelo Ministério da Defesa de Israel mostra que terroristas do Hamas dispararam diversas vezes contra banheiros químicos de uma rave, atacada pelo grupo terrorista. O g1 publicou uma reportagem sobre o relato oficial.
É #FATO vídeo que mostra terroristas atirando em banheiros químicos em Israel — Foto: Reprodução
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)