G1 Mundo

Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos que viralizaram no começo do conflito entre Israel e Hamas

today13 de dezembro de 2023 9

Fundo
share close

Com a guerra entre Israel e o Hamas, uma série de vídeos viralizaram nas redes sociais e aplicativos de mensagens como se fossem do conflito. O Fato ou Fake selecionou as mensagens que circularam com mais frequência nos primeiros dias de guerra, ainda em outubro, e checou a veracidade delas. Veja abaixo.

O g1 relembra, ao longo de dezembro, as histórias checadas pela equipe do FATO ou FAKE mais lidas de 2023. Acompanhe aqui.

Um vídeo mostra dois homens de uniforme militar presos a correntes de costas para uma fogueira até serem atingidos pelas chamas e queimados vivos. Legendas dizem que as cenas são relacionadas ao conflito Israel x Hamas. É #FAKE.



Uma legenda diz: “Hamas queimando soldados israelenses (…)”.

É #FAKE que vídeo em que soldados são queimados vivos tenha sido gravado em Israel e em 2023 — Foto: Reprodução

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Fato ou Fake no WhatsApp

Um vídeo mostra vários homens vendados sendo atirados em uma vala com pneus e depois fuzilados. Legendas apresentam as cenas como do conflito Israel x Hamas. É #FAKE.

Uma legenda diz: “Esse é o HAMAS TERRORISTA (…)”.

É #FAKE que vídeo em que homens são atirados em vala com pneus tenha sido gravado em Israel em 2023 — Foto: Reprodução

  • Tiros em homens ajoelhados

Um vídeo mostra uma fileira de homens ajoelhados sendo atingidos na cabeça por disparos de arma de fogo. Legendas dizem que as imagens são relacionadas com o conflito Israel x Hamas. É #FAKE.

A legenda diz: “Desculpa pessoal cenas fortes mas temos que mostrar o que esse bandido estão fazendo com o povo israelense“.

É #FAKE que vídeo em que homens ajoelhados são alvejados na cabeça tenha sido gravado em 2023 em Israel — Foto: Reprodução

  • Vítimas se escondendo de tiros e, em seguida, mortas

Vídeo mostra vítimas israelenses se escondendo de tiros dentro da base militar de Zikim, atacada pelo Hamas. E outro vídeo mostra as vítimas mortas no mesmo local. É #FATO.

No primeiro vídeo, o grupo tentava se proteger de terroristas da Brigada Izz el-Deen al-Qassam, o braço armado do grupo extremista Hamas, que atacou a base nas primeiras horas de sábado (7). Algum tempo depois, eles seriam assassinados— como mostra um segundo vídeo, esse divulgado pela própria Brigada Al-Qassam nas redes sociais: três dos jovens que filmaram a si mesmos se protegendo aparecem mortos no chão. O g1 fez uma reportagem sobre o episódio.

É #FATO vídeos que mostram vítimas se escondendo de tiros e, em seguida, mortas — Foto: Reprodução

  • Terroristas atirando em banheiros químicos de uma rave

Um vídeo mostra terroristas atirando em banheiros químicos de uma rave em Israel após o início do conflito entre Hamas e Israel. É #FATO.

O vídeo divulgado em 13 de outubro pelo Ministério da Defesa de Israel mostra que terroristas do Hamas dispararam diversas vezes contra banheiros químicos de uma rave, atacada pelo grupo terrorista. O g1 publicou uma reportagem sobre o relato oficial.

É #FATO vídeo que mostra terroristas atirando em banheiros químicos em Israel — Foto: Reprodução




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

plano-motosserra:-ajuste-de-milei-comeca-em-1o-de-janeiro,-diz-porta-voz

G1 Mundo

Plano motosserra: ajuste de Milei começa em 1º de janeiro, diz porta-voz

O plano, anunciado em uma mensagem de vídeo gravada pelo novo ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, inclui medidas como a desvalorização do peso, a redução de subsídio e o cancelamento de licitações (leia mais abaixo). Todas as medidas entrarão em vigor com a virada do ano, segundo anunciou nesta manhã o porta-voz do governo Argentino, Manuel Ardoni. Ardoni disse ainda que, "nos próximos dias", o governo de Javier […]

today13 de dezembro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%