G1 Santos

Velejador desaparecido há quatro dias pode estar a 200 km da costa e à deriva; entenda

today19 de janeiro de 2023 12

Fundo
share close

O velejador Edison Gloeden, de 66 anos, está desaparecido desde domingo (15), quando saiu da sede náutica de um clube em Santos, no litoral de São Paulo, para testar o piloto automático recém instalado no veleiro ‘Sufoco’ e não foi mais visto desde então. Equipes realizam buscas, até o momento sem sucesso, pelo velejador e a embarcação dele.

De acordo com o navegador Herman Junior, que criou o site Inavigate e administra os grupos ‘Mayday’ em um aplicativo de mensagens, onde atualiza e ajuda marinheiros, além de contatar autoridades quando necessário, Edison saiu com equipamentos de ótima qualidade e não fez contatos com o grupo. “Ele estaria a 120 milhas de distância da costa [algo em torno de 200 km], muito além da laje de Santos].

Herman acredita que, se Edison manteve o veleiro ‘Sufoco’ no piloto automático e com tanque cheio, a embarcação seria capaz de navegar por até 30 horas. Diante desse possível cenário, o veleiro pode ter seguido por 120 milhas de distância da costa e ficado à deriva – mais longe que as ilhas de Alcatraz e da Queimada Grande.



“Ele tem um equipamento bom, de qualidade, e não tentou contato, não pediu socorro, não tentou ligar para ninguém, então a gente suspeita que ele possa ter passado mal, que possa ter acontecido alguma coisa com ele”, disse Herman.

O navegador diz acompanhar as buscas por Edison de perto e contou que outros colegas marinheiros e pilotos de aeronaves de pequeno porte auxiliam nas buscas junto às autoridades, embora ainda não tenha tido sucesso.

Autoridades continuam buscas

Velejador desaparece após sair de marina em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Nesta quinta-feira (19), o comando do 8° Distrito Naval do Brasil, que atua na costa de São Paulo, informou ao g1 que “todos os esforços estão sendo envidados na operação de busca”. Segundo o órgão, quatro embarcações da Marinha do Brasil estão empenhadas em encontrar Edison.

O comando também ressaltou que apesar das buscas da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros, ainda não foram encontrados indícios do velejador, nem do veleiro ‘Sufoco’.

A Marinha do Brasil informou que a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) tomou conhecimento sobre o desaparecimento de Edison Gloeden e o veleiro ‘Sufoco’ na segunda-feira (16). A estrutura de Busca e Salvamento da CPSP e do Grupamento de Patrulha Naval do Sul Sudeste foram acionados para as buscas.

A Marinha do Brasil ressalta que incentiva a participação da população e disponibiliza o telefone 185 para denúncias e emergências náuticas. Por meio de nota, a Polícia Civil informou que não localizou qualquer boletim de ocorrência sobre o desaparecimento dele.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

spolaor-company-completa-25-anos-de-historia-com-expansao-dos-negocios

G1 Santos

Spolaor Company completa 25 anos de história com expansão dos negócios

Antes de se tornar a Spolaor Company, a contabilidade Marcos Spolaor, se tornou sinônimo de sucesso. Com sua trajetória única, Marcos, no ano de 1998, abre seu primeiro escritório de contabilidade na cidade de Cubatão-SP. Iniciou suas atividades de forma tímida, mas logo foi ganhando espaço e se tornou referência na região, com seu expertise em Departamento Pessoal, Escrituração Fiscal e Contábil, Abertura, Regularização e Encerramento de Empresas, entre outros. […]

today19 de janeiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%