G1 Santos

Ventania rompe cabos de navio, que fica atravessado e quase bate em outra embarcação no Porto de Santos; VÍDEO

today23 de janeiro de 2024 1

Fundo
share close

Fortes ventos romperam os cabos de um navio e o deixaram atravessado no canal do Porto de Santos, no litoral do Estado. A equipe da Praticagem de São Paulo conseguiu pedir para a embarcação, que atracaria ao lado, esperar para resolver o problema e evitar o grave acidente em minutos. As imagens, obtidas pelo g1 nesta terça-feira (23), mostram a situação do navio com os fortes ventos (veja acima).

O MSC Adonis tem capacidade para levar mais de 9 mil contêineres. A embarcação estava atracada no cais santista, quando a ventania rompeu os cabos de amarração.

Os práticos, que são os responsáveis por acompanharem e auxiliarem os comandantes durante as manobras das embarcações, foram surpreendidos por um vento de 100 km/h que não estava previsto.



Quase à deriva, a embarcação ficou atravessada com o bico de proa forçando uma das defensas — objeto usado para evitar que os navios toquem uns nos outros ou no cais.

Praticagem de São Paulo evitou um grave acidente no Porto de Santos (SP) — Foto: Praticagem de São Paulo/Divulgação

Em nota, a Praticagem informou que um prático foi acionado pelos operadores do Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT).

Em 26 minutos, o profissional atravessou a Avenida Saldanha da Gama e foi até o local em uma lancha. Em seguida, ele acionou os rebocadores, embarcou rapidamente no navio e conseguiu reatracá-lo. Outro profissional o auxiliou informando as distâncias para o Porto.

Enquanto realinhavam o MSC Adonis, o presidente da Praticagem, Fabio Mello Fontes, estava a bordo do navio Maersk Lota. Ele foi avisado sobre a situação e conseguiu reduzir a velocidade, evitando uma colisão.

O presidente ficou aproximadamente 2h30 parado nas imediações da Alfândega, em uma área mais abrigada com vento de 94 km/h. Ele contou com o auxílio de dois rebocadores até que o problema fosse resolvido e o navio pudesse atracar ao lado do MSC Adonis.

O g1 entrou em contato com a MSC e com a Maersk, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

defesa-civil-reforca-implantacao-de-faixas-com-alertas-sobre-tempestades

Prefeitura de Guarujá

Defesa Civil reforça implantação de faixas com alertas sobre tempestades

As sete principais praias da Cidade estão com material informativo de uma das principais causas de mortes e lesões no verão: os raios Atenta à demanda de mais de 1,5 milhão de banhistas nas praias de Guarujá durante o verão, a Defesa Civil do Município reforçou a implantação de faixas com alertas sobre tempestades nas sete principais praias da Cidade. O principal objetivo é chamar a atenção para a prevenção de […]

today23 de janeiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%