G1 Santos

Vereadores têm o mandato cassado após julgamento de candidaturas ‘laranjas’ em Praia Grande

today29 de novembro de 2023 6

Fundo
share close

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou de forma unânime, em sessão de julgamento virtual, um recurso eleitoral para cassar a chapa do Republicanos, que disputou a eleição de 2020 na Câmara Municipal de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1 nesta quarta-feira (29), com a recontagem dos votos, os vereadores Michele Quintas dos Santos e Paulo Cesar Monteiro Silveira perderão os mandatos.

O recurso foi presentado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSB) e pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), a respeito de candidatura fictícia do Republicanos na disputa, e julgado nesta terça-feira (28). Segundo o entendimento do relator e desembargador Coltrim Guimarães, que foi acompanhado pelos demais, houve fraude à cota de gênero com duas candidatas ‘laranjas’.

O advogado Marco Antonio da Silva representa os partidos que solicitaram a reavaliação da contagem. Segundo ele, uma das candidatas, que morreu durante a pandemia, teria afirmado que apenas se candidatou para ver a vereadora Michele Quintas eleita. Ela teria mencionado, ainda, ser amiga da parlamentar.



“Eu quero dizer às vossas excelências que, infelizmente, mais um caso de fraude chega a esse tribunal. […] Nessa medida, deem provimento ao recurso, cassem a DRAP [chapa] do Partido Republicanos, anulando todos os votos, o registro de candidatura, o diploma”, afirmou.

O relator mencionou que uma das candidatas laranjas sofria com problemas mentais e que, provavelmente, os envolvidos no esquema se aproveitaram dessa vulnerabilidade para inseri-la na candidatura.

Em nota, o TRE confirmou a decisão e afirmou que, “como consequência, foram anulados os votos atribuídos à agremiação e cassados os mandatos da vereadora Michele Correia Quintas dos Santos e do vereador Paulo Cesar Monteiro Silveira”.

O advogado Flávio Eduardo Wanderley Brito, que representa a chapa cassada do Partido Republicanos, disse que recorrerá da decisão.

A Câmara de Praia Grande disse que ainda não foi notificada oficialmente dessa decisão e, assim que isso ocorrer, irá se manifestar a respeito. O g1 entrou em contato com os vereadores, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

imagem-de-iemanja-em-praia-grande-sera-pintada-de-azul-por-decisao-popular-com-93,2%-dos-votos

G1 Santos

Imagem de Iemanjá em Praia Grande será pintada de azul por decisão popular com 93,2% dos votos

Após a escolha, a prefeitura informou que vai atender aos pedidos da população, e que a estátua será pintada até o final de janeiro de 2024. Portanto, nos dias 2, 3, 9 e 10 de dezembro, quando estão programados os festejos de Iemanjá pelas praias da cidade, a imagem ainda estará na cor branca. O monumento, antes azul, foi revitalizado e pintado inteiramente na cor branca durante obras de revitalização […]

today29 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%