G1 Mundo

Vida tranquila em aldeia, espírito aventureiro e comida de gente: os ‘segredos’ que fizeram Bobi, o cão mais velho do mundo, viver 31 anos e bater recorde

today23 de outubro de 2023 6

Fundo
share close

Qual o segredo da longevidade? Enquanto a resposta pode provocar reflexões entre humanos, para o cachorro Bobi, a solução pode estar na forma como ele conseguiu levar a vida ao longo de 31 anos: uma rotina tranquila em uma aldeia em Portugal, um espírito aventureiro (ele só sobreviveu porque se escondeu entre lenhas), e uma alimentação baseada em “comida de gente”.

Bobi, um puro Rafeiro do Alentejo, uma raça portuguesa, morreu com 31 anos e 165 dias em Portugal, informou o Guinness World Records nesta segunda-feira (23). Ele foi declarado o cão mais velho do mundo em fevereiro deste ano.

Bobi passou toda a vida na vila de Conqueiros, no interior de Portugal. Antes, dele, o título pertencia a um pastor australiano que morreu aos 29 anos e cinco meses.



“Apesar de ter sobrevivido a todos os cães da sua ninhada, os seus 11.478 dias na Terra nunca seriam suficientes para aqueles que o amavam”, disse Karen Becker, veterinária que conheceu Bobi e que foi a primeira a anunciar a sua morte nas redes sociais, segundo a agência de notícias Reuters. “Boa sorte, Bobi.”

A raça Bobi, que tradicionalmente tem sido utilizada como cão pastor, costuma ter uma expectativa de vida de 12 a 14 anos.

O seu dono, Leonel Costa, atribuiu a longevidade de Bobi a uma série de fatores, incluindo viver em paz no campo, nunca ter sido acorrentado ou mantido na coleira e comer sempre “comida de gente”.

Na época em que Bobi nasceu, a família de Costa tinha muitos animais e pouco dinheiro. Então era comum que o pai de Costa, um caçador, não ficasse com os filhotes que nasciam. Bobi, entretanto, escondeu-se entre uma pilha de lenha — e ficou. Costa e seus irmãos o encontraram alguns dias depois, ainda com os olhinhos fechados, e o mantiveram em segredo.

Leonel Costa passeia com o cão Bobi em 4 de fevereiro de 2023, em Conqueiros, em Leiria, Portugal, pouco antes do 31º aniversário do cachorro — Foto: REUTERS/Catarina Demony/Foto de arquivo

No início do ano, Costa disse à Reuters que ele e seus irmãos sabiam que, quando ele abrisse os olhos, os pais não resistiriam e ficariam com ele.

Antes de sua morte, Bobi ainda adorava caminhadas, apesar de ter se tornado menos aventureiro com o avançar da idade. Seu pelo estava ficando ralo, sua visão piorou e ele precisava descansar mais do que antes.

O cardápio incluía carnes e peixes locais para os 100 convidados, e um extra para Bobi, que tinha um menu apropriado para sua dieta. Um grupo de dança também se apresentou. Veja, abaixo, vídeo sobre a comemoração:

Cachorro mais velho do mundo completa 31 anos

Cachorro mais velho do mundo completa 31 anos

A linhagem de Bobi parece ser fator importante para a longevidade. Costa teve vários cães que atingiram idades avançadas, incluindo a mãe de Bobi, Gira, que também chegou a 31 anos, segundo ele.

Cão Bobi recebe carinho de seu tutor Leonel Costa — Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

corte-internacional-de-justica-anuncia-audiencias-publicas-sobre-assentamentos-de-israel-na-cisjordania

G1 Mundo

Corte Internacional de Justiça anuncia audiências públicas sobre assentamentos de Israel na Cisjordânia

Esta será a primeira vez que o Tribunal internacional vai deliberar sobre o assunto (leia mais abaixo). O parecer é um pedido feito em dezembro pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) à Corte. As audiências começarão em fevereiro do ano que vem, segundo o tribunal. Em comunicado, a Corte de Haia não detalhou quem será ouvido nas audiências, mas disse que o principal foco da investigação serão […]

today23 de outubro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%