G1 Mundo

VÍDEO: Avião congolês escapa por pouco de míssil de Ruanda

today26 de janeiro de 2023 15

Fundo
share close

Autoridades ruandesas disseram que caça havia invadido espaço aéreo do país, o que foi negado pela República Democrática do Congo.




Avião congolês escapa por pouco de míssil de Ruanda

Avião congolês escapa por pouco de míssil de Ruanda

As forças de Ruanda dispararam na terça-feira (24) contra um caça a jato da República Democrática do Congo (RDC). O momento em que o míssil quase atingiu a aeronave foi registrado e compartilhado por testemunhas na cidade fronteiriça de Goma, na RDC.

“Quando esta bomba explodiu seus destroços caíram em vários lugares. Eu vi os que caíram no terreno da Ceni (comissão eleitoral do Congo) e quem passava viu alguns dos destroços e pegou”, afirmou Habamungu Prince, que viu o incidente.

As autoridades ruandesas disseram que o caça havia invadido o espaço aéreo do país, o que foi negado pela RDC. O governo congolês afirmou que a atitude de Ruanda foi um ato de guerra.

“É por aqui que os aviões sempre passam. Não acho que [o caça] tenha cruzado o espaço aéreo de Ruanda. Tenho certeza de que ainda estava no nosso espaço aéreo porque passou por lá, onde todos os nossos aviões passam todos os dias”, comentou Prince.

RDC, especialistas das Nações Unidas e potências ocidentais acusam Ruanda de apoiar os radicais do grupo M23 que tomou várias cidades e aldeias no leste do Congo após combates em 2022. Os ruandeses negaram qualquer envolvimento.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

meta-vai-liberar-acesso-de-trump-ao-facebook-e-ao-instagram

G1 Mundo

Meta vai liberar acesso de Trump ao Facebook e ao Instagram

Ex-presidente havia perdido acesso às redes sociais após invasão do ao Congresso dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021. O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, fala em um comício para apoiar os candidatos republicanos antes das eleições de meio de mandato — Foto: Gaelen Morse/REUTERS A empresa afirmou ter adotado "novas barreiras para impedir quebras de regra reincidentes". "O público precisa ouvir o que os políticos estão dizendo […]

today26 de janeiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%