G1 Mundo

VÍDEO: avião pousa perto de jato que decolava de pista na Índia; controlador é suspenso e investigação, aberta

today11 de junho de 2024 7

Fundo
share close

Dois aviões ficaram próximos um do outro na pista do aeroporto de Mumbai, na Índia, no último sábado (8), enquanto um pousava e o outro decolava.

A Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) da Índia informou que abriu uma investigação a respeito e afastou o controlador envolvido no incidente no caso. A associação de controladores defendeu o profissional e a segurança da operação. (veja mais abaixo).



Aviões ficam a 500 metros um do outro na mesma pista durante pouso e decolagem em aeroporto na Índia em 8 de junho de 2024. — Foto: Reprodução/redes sociais

O caso ocorreu quando um Airbus A320neo da Air India decolava de Mumbai; ao mesmo tempo, outro Airbus A320neo, este da IndiGO, aterrissava. Segundo dados do FlightRadar24, que rastreia voos em tempo real, as aeronaves chegaram a ficar 509 metros separadas uma da outra.

Dois aviões próximos numa mesma pista podem resultar em colisão se a aeronave que está à frente, por exemplo, precisar interromper a decolagem.

Em nota, as duas companhias aéreas informaram que tanto a decolagem como o pouso haviam sido autorizados pelo controle de tráfego aéreo. A Air India abriu investigação interna.

Não está clara qual a separação mínima de aeronaves na Índia —o número pode variar de acordo com país e em aeroportos mais movimentados. Citando uma autoridade do órgão responsável pelos aeroportos da Índia, o jornal The Economic Times disse que o pouso de uma aeronave só pode ocorrer quando o avião que decola estiver no final da pista.

No Brasil, a separação mínima padrão entre aeronaves é de 3 milhas náuticas, o equivalente a 5,55 km.

Separação das aeronaves — Foto: Reprodução/FlightRadar24

A Associação de Controladores de Tráfego Aéreo da Índia disse que não havia impedimento para que o pouso e a decolagem das duas aeronaves tivessem ocorrido. Na pista de Mumbai podem ocorrer até 46 pousos e decolagens por hora.

“Este [o vídeo dos dois aviões] pode ser um momento ‘uau’ para quem observa de fora”, informou a associação, mas faz parte do dever diário de profissionais “rigorosamente treinados”.

“Se tivesse havido risco à segurança, o piloto [que pousava] teria arremetido”, disse a associação.

Segundo a entidade, os controladores são autorizados a liberar dois pousos e duas aterrissagens a cada três minutos, que podem ser reduzidos se o tempo estiver bom. Eles têm autonomia para permitir decolagens e pousos na mesma pista, especialmente em aeroportos movimentados como de Mumbai.

A associação diz ainda que os controladores de tráfego aéreo estão sob grande pressão em aeroportos. “Esperamos que ao menos mais consciência da população em geral sobre por que o controle de tráfego aéreo é conhecido como um dos trabalhos mais estressantes do mundo”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-extrema-direita-avancou-nas-eleicoes-na-europa;-o-que-acontece-agora,-e-por-que-e-importante?

G1 Mundo

A extrema direita avançou nas eleições na Europa; o que acontece agora, e por que é importante?

Ainda não está claro quais serão as alianças formadas entre os representantes eleitos para o Parlamento Europeu para os próximos cinco anos. As conversas entre os líderes de bancadas devem começar nesta semana. Os presidentes e primeiros-ministros de países da União Europeia vão se encontrar em uma reunião de cúpula no dia 17 de junho para fazer um balanço da votação e também para discutir como farão para reconduzir Ursula […]

today11 de junho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%