G1 Mundo

VÍDEO: Aviões ficam parcialmente submersos após passagem de ciclone pela Austrália     

today18 de dezembro de 2023 7

Fundo
share close

As equipes de emergência retiraram mais de 300 pessoas de suas casas durante a noite, informou a polícia. Helicópteros militares foram enviados às zonas inundadas e isoladas.

Os danos foram registrados ao longo de uma faixa de quase 400 quilômetros no norte de Queensland.

O secretário do Tesouro de Queensland, Cameron Dick, afirmou que o desastre terá um “impacto de bilhões de dólares” para o estado.



Nove pessoas, incluindo um paciente de sete anos, subiram durante a noite no telhado de um hospital no assentamento de Wujal Wujal, de maioria aborígine, em busca de segurança.

“Sabemos que estas pessoas estão em uma situação desesperadora”, declarou Kiley Hanslow, diretor executivo do conselho da comarca aborígine de Wujal Wujal.

Segundo a polícia, o grupo seguiu para um local mais seguro antes que as águas subissem novamente na tarde desta segunda-feira.

Cercada por um interior montanhoso de floresta tropical, Wujal Wujal é uma das regiões mais carentes da Austrália.

Hanslow declarou ao canal ABC que o centro da localidade era um “mar de água suja e barro”. “Agora também há crocodilos nadando na água”, acrescentou.

A chefe de polícia de Queensland, Katarina Carroll, disse que as inundações provavelmente arrastariam “crocodilos e todo tipo de coisas” para áreas residenciais.

Os agentes de proteção da natureza na cidade rural de Ingham conseguiram capturar um crocodilo que estava em águas rasas perto de algumas casas.

O estado de Queensland foi afetado por ventos fortes e chuvas torrenciais após a passagem do ciclone tropical Jasper, que atingiu o Mar de Coral no fim de semana.

O centro turístico de Cairns foi cercado por enchentes, que destruíram as principais vias de acesso à cidade de 150.000 habitantes.

Os cientistas alertam que a mudança climática aumenta o risco de catástrofes naturais como incêndios florestais, inundações e ciclones.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

motorista-morre-carbonizado-apos-carreta-pegar-fogo-apos-se-envolver-em-acidente-na-anchieta,-sp

G1 Santos

Motorista morre carbonizado após carreta pegar fogo após se envolver em acidente na Anchieta, SP

Um motorista morreu carbonizado após a carreta que ele dirigia pegar fogo ao se envolver em um acidente na rodovia Anchieta, na altura de Cubatão (SP). Imagens obtidas pelo g1 nesta segunda-feira (18) mostram o veículo que transportava bobinas de celulose em chamas e o trabalho do Corpo de Bombeiros para controlar o incêndio (veja acima). De acordo com a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), o acidente […]

today18 de dezembro de 2023 22

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%