G1 Mundo

Vídeo: caminhões escapam de grande deslizamento de terra em mina de ouro na Turquia

today15 de fevereiro de 2024 9

Fundo
share close

A terra rolou pela parte da montanha em declive e bloqueou a estrada por onde os caminhões passavam.

Pelo menos nove trabalhadores ficaram presos, de acordo com o ministro do Interior da Turquia. Segundo veículos de imprensa do país, quatro pessoas foram detidas e as autoridades começaram a investigar o que aconteceu –um dos detidos é o gerente da mina, segundo o canal estatal TRT Haber.

Centenas de equipes de resgate procuraram sobreviventes no local.



A mina é operada pela empresa privada Anagold, que atua na área desde 2010.

Pedidos para fechar a mina

Na Turquia há pedidos para fechar essa mina de ouro porque a terra do local poderia estar contaminada com cianeto.

O Sindicato das Câmaras de Engenheiros e Arquitetos da Turquia pediu para o governo a fechar imediatamente a mina e afirmou que já deu avisos sobre o risco de um desastre no local, mas que foi ignorado.

“Todos os responsáveis pelo desastre devem ser levados à Justiça”, disse o sindicado em comunicado.

Contaminação do rio Eufrates

Os ambientalistas temem que o cianeto e o ácido sulfúrico utilizados na mineração de ouro possam chegar ao rio Eufrates, que vai da Turquia à Síria e ao Iraque.

O Ministério do Meio Ambiente da Turquia afirmou que fechou um riacho que vai da mina ao Eufrates por precaução e que nenhum contaminante foi detectado no rio.

O grupo ambientalista local Plataforma Ilic sobre a Natureza e o Meio Ambiente afirma que o riacho já se misturou com o Eufrates. “Não fechem (o riacho), fechem a mina”, pede o grupo.

Ambientalistas e autoridades locais tentaram fechar a mina a céu aberto após um vazamento de cianeto em 2022, causado por um rompimento de tubulação. A mina ficou fechada durante alguns meses e reabriu depois que sua operadora pagou uma multa, suscitando duras críticas dos partidos da oposição.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-ex-militar-acusado-de-atrocidades-que-venceu-eleicao-na-3a-maior-democracia-do-mundo

G1 Mundo

O ex-militar acusado de atrocidades que venceu eleição na 3ª maior democracia do mundo

Os dados preliminares indicam que ele deve vencer no primeiro turno, tendo levado mais de 50% dos votos. Mas caso a contagem oficial dê um resultado diferente, ele vai enfrentar os candidados Ganjar Pranowo e Anies Baswedan em um segundo turno em junho. Ambos os principais oponentes de Prabowo pediram que as pessoas esperem pelos resultados oficiais, que podem não ser confirmados por alguns dias ou até semanas. O próprio […]

today15 de fevereiro de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%