A cápsula, do tamanho de uma ervilha, caiu de um caminhão durante o transporte em uma rodovia. Membros das equipes que participaram das buscas disseram que a tarefa seria como encontrar uma agulha no palheiro.
- A cápsula foi encontrada ao sul da cidade de Newman, cidade do estado da Austrália Ocidental, no oeste do país;
- O objeto foi detectado por um veículo das equipes de busca;
- Um equipamento que capta a radiação emitida pela cápsula disparou;
- Os integrantes da equipe desceram então de veículo e encontraram a cápsula ao lado da estrada.
“Este é um resultado extraordinário… eles literalmente encontraram a agulha no palheiro”, disse o ministro dos Serviços de Emergência, Stephen Dawson.
A cápsula contém Césio-137, substância que emite quantidades perigosas de radiação – é o equivalente a receber dez raios X em uma hora.
Integrantes das equipes de busca pela cápsula com Césio-137 perdida na Austrália examinam níveis de radiação, em 27 de janeiro de 2023. de radiação, em — Foto: Departamento de Serviços de Emergências da Austrália via AP
Entre os efeitos ao corpo humano, estão queimaduras na pele e câncer, em caso de exposição prolongada.
As equipes de busca passaram seis dias vasculhando toda a extensão da rodovia. Especialistas também suspeitavam que a cápsula poderia ter se alojado dentro de algum pneu de carros que passaram por lá.
O presidente-executivo da gigante mineradora Rio Tinto Iron Ore, Simon Trott, responsável pela cápsula, pediu desculpas pelo incidente, mas o governo abriu uma investigação para apurar as falhas na segurança do transporte.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)