G1 Mundo

VÍDEO: Cápsula radioativa que caiu de caminhão na Austrália é encontrada

today1 de fevereiro de 2023 33

Fundo
share close

A cápsula, do tamanho de uma ervilha, caiu de um caminhão durante o transporte em uma rodovia. Membros das equipes que participaram das buscas disseram que a tarefa seria como encontrar uma agulha no palheiro.

  • A cápsula foi encontrada ao sul da cidade de Newman, cidade do estado da Austrália Ocidental, no oeste do país;
  • O objeto foi detectado por um veículo das equipes de busca;
  • Um equipamento que capta a radiação emitida pela cápsula disparou;
  • Os integrantes da equipe desceram então de veículo e encontraram a cápsula ao lado da estrada.

“Este é um resultado extraordinário… eles literalmente encontraram a agulha no palheiro”, disse o ministro dos Serviços de Emergência, Stephen Dawson.

A cápsula contém Césio-137, substância que emite quantidades perigosas de radiação – é o equivalente a receber dez raios X em uma hora.



Integrantes das equipes de busca pela cápsula com Césio-137 perdida na Austrália examinam níveis de radiação, em 27 de janeiro de 2023. de radiação, em — Foto: Departamento de Serviços de Emergências da Austrália via AP

Entre os efeitos ao corpo humano, estão queimaduras na pele e câncer, em caso de exposição prolongada.

As equipes de busca passaram seis dias vasculhando toda a extensão da rodovia. Especialistas também suspeitavam que a cápsula poderia ter se alojado dentro de algum pneu de carros que passaram por lá.

O presidente-executivo da gigante mineradora Rio Tinto Iron Ore, Simon Trott, responsável pela cápsula, pediu desculpas pelo incidente, mas o governo abriu uma investigação para apurar as falhas na segurança do transporte.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

oito-foguetes-sao-disparados-contra-base-militar-turca-no-iraque

G1 Mundo

Oito foguetes são disparados contra base militar turca no Iraque

Não há registros de mortes no ataque até o momento. Atacantes não identificados dispararam oito foguetes contra uma base militar turca no norte do Iraque nesta quarta-feira (01), dois dos quais caíram dentro da instalação, disse o Grupo de Contraterrorismo, uma organização de segurança na região curda autônoma do Iraque. Uma fonte da segurança turca disse à Reuters que o ataque não causou danos e não houve vítimas na base, […]

today1 de fevereiro de 2023 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%