G1 Mundo

VÍDEO: Chuva atípica provoca enchentes em Lisboa, e transporte público e aulas são suspensos

today13 de dezembro de 2022 13

Fundo
share close

Fortes chuvas que atingiram nesta terça-feira (13) Lisboa, em Portugal, causaram um cenário atípico na cidade e arredores, principalmente nesta época do ano, com enchentes, carros arrastados e transporte público suspenso.

A prefeitura de Lisboa chegou a pedir para que moradores da região ficassem em casa e ativou o alerta vermelho na cidade, com as seguintes medidas:

  • Serviço de bonde e ônibus municipais parcialmente suspensos
  • Serviço de trem totalmente suspenso
  • Aulas de escolas públicas canceladas
  • Pedido para que moradores evitem sair de casa
  • Pedido para que turistas evitem circular nas ruas
  • Pedido para que motoristas evitem ruas próximas ao rio Tejo

A chuva surpreendeu as autoridades do país por ser muito atípica para esta época do ano – o Hemisfério Norte entrará no inverno em 21 de dezembro, e enchentes são comuns apenas no verão. A prefeitura de Lisboa disse ter registrado 275 incidentes por conta da chuva, como:



  • Carros arrastados
  • Ruas, túneis e estações de trem inundadas
  • Lojas invadidas pela água
  • Restaurantes parcialmente submersos
  • Dez vias de acesso à cidade alagadas

Avenida alagada em Oeiras, nos arredores de Lisboa, no início da manhã de 13 de dezembro de 2022. — Foto: Pedro Nunes/ Reuters

Não havia registro de feridos ou vítimas até a última atualização da reportagem. Na semana passada, no entanto, uma pessoa morreu após a cave de vinhos em que estava ser inundada por chuvas que atingiram a cidade.

Comerciante caminha em sua loja em Lisboa após local ter ficado alagado por fortes chuvas, em 13 de dezembro de 2022. — Foto: Carlos Costa/ AFP

No município de Oeiras, a cerca de 18 quilômetros de Lisboa, o comércio foi fechado e um túnel ficou totalmente submerso.

O serviço de proteção civil da cidade prevê mais chuva forte na cidade e, por isso, disse que a situação em Lisboa deve demorar a ser normalizada. Outras regiões de Portugal, como o centro do país, também foram atingidas por chuvas fortes.

Portugal ainda se recupera de uma forte onda de calor recorde com centenas de focos de incêndio que atingiu o país e outras regiões da Europa Ocidental durante os meses de junho a agosto deste ano, com temperaturas nunca antes registradas em cidades como Londres e Paris.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

aldeias-indigenas-receberao-atendimento-do-tribunal-regional-eleitoral-e-poupatempo-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Aldeias indígenas receberão atendimento do Tribunal Regional Eleitoral e Poupatempo no litoral de SP

Serão emitidos documentos como carteira de identidade, alistamentos e transferências de títulos eleitorais. Indígena de cinco anos foi estuprada dentro de aldeia em São Vicente, SP — Foto: Arquivo Pessoal Equipes do Tribunal Regional Eleitoral e do Poupatempo promoverão, na sexta-feira (15), atendimento aos moradores das aldeias indígenas Tekoa Mirim e Paranapuã, em São Vicente e em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O objetivo da ação será a […]

today13 de dezembro de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%