G1 Mundo

VÍDEO: Dez dias depois do terremoto, adolescente é resgatada com vida na Turquia

today16 de fevereiro de 2023 21

Fundo
share close

Dez dias após o terremoto de magnitude 7,8 que abalou a Turquia e a Síria e já deixou mais de 42 mil mortos, as forças de resgate ainda conseguem tirar pessoas com vida debaixo das milhares de toneladas de escombros.

Nesta quinta-feira (16), uma adolescente de 17 anos, identificada pela agência de notícias turca Anadolu como Aleyna Olmez, foi resgatada ainda viva na cidade de Kahramanmaras, uma das mais afetadas pelo tremor. Foram quase 250 horas sob os destroços de um prédio que desabou.

Olmez foi retirada já com o auxílio de uma equipe médica, que colocou máscara de oxigênio e soro nela. Seu estado de saúde ainda não era conhecido até a última atualização desta notícia.



Na quarta-feira (16), uma mulher de 77 anos também foi encontrada com vida sob escombros.

Pessoas recolhem itens em escombros na província de Hatay, Turquia — Foto: Eloisa Lopez/REUTERS

Os resgates, quase inacreditáveis, incentiva as centenas de equipes de resgate que se revezam em turnos curtos de descanso na busca por sobreviventes ou corpos de vítimas. Nesta quinta, o número de mortos por conta do tremor subiu para 42.187 – 36.187 deles na Turquia e 6.000 na Síria, segundo os atuais registros.

A triste cifra superou, em apenas dez dias, o número estimado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de vítimas, no total, por conta do terremoto.

O tremor principal, de 7,8, ocorreu na madrugada de 6 de fevereiro e foi seguido de mais de 4.500 réplicas menores, segundo informou nesta quinta-feira a agência de serviços emergenciais e desastres da Turquia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

nicaragua-retira-nacionalidade-de-94-exilados-e-os-declara-‘traidores-da-patria’

G1 Mundo

Nicarágua retira nacionalidade de 94 exilados e os declara ‘traidores da pátria’

Entre os sancionados, estão: Incluindo os escritores Sergio Ramírez e Gioconda Belli - Ramírez era vice-presidente do governo sandinista da década de 1980, que era liderado pelo atual chefe de Estado Daniel Ortega; O bispo católico Silvio Báez; O ex-comandante guerrilheiro Luis Carrión;A também ex-comandante guerrilheira Mónica Baltodano; A ativista de direitos humanos Vilma Núñez; O presidente do Tribunal de Apelações de Manágua, Ernesto Rodríguez Mejía, leu para os meios […]

today16 de fevereiro de 2023 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%