G1 Santos

Vídeo flagra momento exato de abalo sísmico que atingiu SP nesta sexta-feira

today16 de junho de 2023 12

Fundo
share close

Os tremores foram sentidos em dezenas de municípios da Baixada Santista, Vale do Ribeira e, também, no interior de São Paulo, por volta das 8h20. Moradores, assustados, precisaram sair de casa com medo de que as estruturas cedessem.

O Instituto de Sismologia da USP notificou um abalo de magnitude 3,9 na região de Itariri (SP), às 8h11 desta sexta-feira (16). A Defesa Civil de São Paulo afirma ter registrado dois abalos sísmicos.

Imagens mostram momento exato do terremoto que atingiu o Estado de São Paulo — Foto: Reprodução



Informações iniciais apontam que o tremor foi sentido com mais intensidade na cidade de Miracatu. Pelo menos dois abalos sísmicos, de intensidade 4,7 e 4,9, foram registrados de acordo com a Defesa Civil. O g1 conversou com moradores e comerciantes da região que sentiram o fenômeno.

“Estava no quarto, senti tudo tremer e veio o alerta no meu celular e no dos meus filhos”, disse Eliana Diniz, moradora de Peruíbe que recebeu um alerta diretamente no celular sobre os tremores. “Eu pensei que era alguém me sacudindo. Olhei para o lado e não tinha ninguém”, completa.

Abalos sísmicos perceptíveis não são comuns no Brasil. Em fevereiro, o g1 publicou uma reportagem mostrando que o risco do País sofrer terremotos de grande escala é muito baixo. Apesar disso, em agosto do ano passado, por exemplo, oito tremores de terra foram registrados na costa do estado do Rio Grande do norte.

Na ocasião, segundo a Rede Sismográfica Brasileira, o maior evento teve magnitude 3,7 e chegou a ser sentido pela população. Apesar disso, nessa magnitude, raramente o tremor causa danos.

Tremor foi sentido em Peruíbe — Foto: Arquivo pessoal

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

moradores-relatam-tremores-de-terra-no-litoral-e-interior-de-sp

G1 Santos

Moradores relatam tremores de terra no litoral e interior de SP

O Centro de Sismologia da USP informou que, às 8h22, ocorreu um tremor de terra de magnitude 4.0 na escala Richter. O epicentro está entre as cidades de Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km), numa área pouco habitada. O tremor foi sentido levemente até por moradores da cidade de São Paulo, Sorocaba e outras a mais de 100 km de distância. Segundo o Centro, os tremores […]

today16 de junho de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%