G1 Santos

Vídeo mostra momento em que Milton Ribeiro é levado preso pela PF; ASSISTA

today22 de junho de 2022 9

Fundo
share close

Ex-ministro da Educação foi detido em Santos (SP) no início da manhã desta quarta-feira (22) em investigação sobre suspeita de tráfico de influência e corrupção na pasta.



Vídeo mostra momento em que ex-ministro Milton Ribeiro é preso pela PF por volta das 7h

Vídeo mostra momento em que ex-ministro Milton Ribeiro é preso pela PF por volta das 7h

Um vídeo obtido pela TV Tribuna mostra o momento em que o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, é levado pela Polícia Federal após ser preso em investigação sobre suspeita de tráfico de influência e corrupção na pasta.

Ribeiro foi levado por volta das 7h de um prédio em Santos, no litoral paulista, e deve ser levado em avião da PF para Brasília, onde está prevista uma audiência de custódia.

O g1 tentou contato com um advogado de Milton Ribeiro por volta das 8h15, mas o telefone estava desligado. A reportagem também ligou para um telefone de Gilmar Santos, mas o número estava desligado.

Milton e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura são alvo de uma investigação da PF sobre tráfico de influência, corrupção passiva, prevaricação e advocacia administrativa, aberta após o jornal “O Estado de S. Paulo” revelar, em março, a existência de um “gabinete paralelo” dentro do MEC controlado pelos pastores.

Milton foi levado pela PF por volta das 7h do prédio onde mora em Santos — Foto: Nina Barbosa/g1 Santos

Dias depois, o jornal “Folha de S.Paulo” divulgou um áudio de uma reunião em que Ribeiro afirmou que, a pedido de Bolsonaro, repassava verbas para municípios indicados pelo pastor Gilmar Silva.

O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro. — Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

“Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, disse o ministro no áudio.

“Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, complementou Ribeiro.

Após a revelação do áudio, Ribeiro deixou o comando do Ministério da Educação.

Em depoimento à PF no final de março, Ribeiro confirmou que recebeu o pastor Gilmar à pedido o presidente Jair Bolsonaro. No entanto, ele negou que tenha ocorrido qualquer tipo favorecimento.

PF realiza operação para investigar atuação de religiosos no MEC

PF realiza operação para investigar atuação de religiosos no MEC

Nesta quarta-feira, após a prisão do ministro, Bolsonaro afirmou que o ministro é que deve responder pelos atos dele.

“Isso aqui, se tem prisão, é Polícia Federal, é sinal de que a Polícia Federal está agindo. Ele responda pelos atos dele. Peço a Deus que não tenha problema nenhum. Mas, se tem algum problema, a PF está agindo, está investigando, é um sinal que eu não interfiro na PF, porque isso aí vai respingar em mim, obviamente”, afirmou Bolsonaro em entrevista à rádio Itatiaia.

Bolsonaro: ‘Eu boto a minha cara no fogo pelo Milton’

Bolsonaro: ‘Eu boto a minha cara no fogo pelo Milton’

Tráfico de influência

De acordo com apuração da TV Globo, a operação deflagrada nesta quarta investiga a prática de tráfico de influência e corrupção na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação.

Quem é Milton Ribeiro?

Quem é Milton Ribeiro?

Foram cumpridos cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos estados de Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal.

VÍDEOS: notícias de política

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

agressor-de-procuradora-foi-suspenso-e-teve-salario-cortado

G1 Santos

Agressor de procuradora foi suspenso e teve salário cortado

O procurador Demétrius Oliveira Macedo, de 34 anos, que agrediu a procuradora-geral de Registro, Gabriela Samadello Monteiro de Barros, de 39, foi afastado do cargo nesta quarta-feira (22) e teve o salário suspenso, conforme conta em publicação do Diário Oficial do Município. O processo administrativo aberto contra o agressor deve resultar na exoneração do servidor público. Como medida imediata para punir a agressão que foi filmada por outra funcionária e […]

today22 de junho de 2022 39

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%