G1 Mundo

VÍDEO mostra prédio desabando em Alepo, na Síria, após terremoto

today6 de fevereiro de 2023 34

Fundo
share close

O prédio ficava no bairro de al-Kalasa, na região leste de Alepo. Imagens de uma emissora local obtidas pela agência Reuters mostram o trabalho de remoção dos escombros após a queda.

Vizinhos e funcionários das equipes de resgate se juntaram para limpar os escombros.

O terremoto de magnitude 7,8 atingiu o centro da Turquia e o noroeste da Síria.



Centenas de prédios desabaram em toda a região, provocando buscas por sobreviventes nos escombros.

Mesmo antes do terremoto, a Síria já estava devastada por mais de 11 anos de guerra civil. As regiões mais atingidas pelo terremoto no país foram Hama, Alepo e Latakia.

Terremoto mata mais de mil pessoas na Turquia e na Síria — Foto: Arte/g1

Tremor durou mais de um minuto e meio

Este é o terremoto mais forte desde 1939 na região do sul da Turquia e norte da Síria, que fica sobre várias placas tectônicas.

Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio e gerou dezenas de réplicas. A última delas foi outro terremoto de magnitude 7,6 também na região central da Turquia por volta de 13h30 no horário local (07h30 no horário de Brasília).

A profundidade, de cerca de dez quilômetros, e a duração do tremor são dois fatores que explicam a grande destruição provocada. Esta é uma profundidade considerada baixa, muito próxima ao solo, e pode explicar, em parte, a dimensão da destruição provocada;

O epicentro do tremor foi no povoado de Kahramanmaras, próximo à cidade de Gaziantep, no sudoeste, bem perto da fronteira com a Síria, e atingiu um raio de cerca de 250 km.

Segundo o governo turco, mais de 45 países já anunciaram que enviarão ajuda humanitária e equipes de busca.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasileiros-sobrevivem-a-terremoto-na-siria:-‘tremor-so-aumentava’;-veja-video

G1 Mundo

Brasileiros sobrevivem a terremoto na Síria: ‘tremor só aumentava’; veja vídeo

Os brasileiros Lucas Saad e Gabriela Waked estavam em Alepo, na Síria, durante o terremoto que atingiu o país na madrugada de segunda-feira (6). Os dois são produtores de conteúdo e estão fazendo uma viagem longa — Gabriela está viajando há dez meses, e Lucas está dando uma volta ao mundo. Eles estavam dormindo no quarto de hotel em Alepo quando foram acordados pelo tremor. Lucas conta que a primeira […]

today6 de fevereiro de 2023 30

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%