G1 Mundo

Vídeo mostra uma pessoa pulando da janela do hotel durante ataque no Afeganistão

today12 de dezembro de 2022 86

Fundo
share close

Homens armados abriram fogo nesta segunda-feira (12) dentro de um hotel no centro de Cabul que abrigava estrangeiros, principalmente chineses, segundo duas fontes do Talibã, na mais recente onda de violência no Afeganistão, enquanto o país tenta se estabilizar após a retirada das forças estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos.

Um vídeo, obtido pelo jornal local “Aamaj News”, mostra o momento em que uma pessoa pula da janela do hotel. Ao fundo é possível ouvir os sons do ataque. (Veja no vídeo acima)

Um porta-voz do governo afegão controlado pelo Talibã, Zabihullah Mujahid, confirmou o ataque em Cabul. Mujahid informou que as forças de segurança mataram 3 atiradores. Ele disse ainda que os hóspedes foram resgatados, sem vítimas fatais, mas 2 estrangeiros ficaram feridos ao tentar pular da sacada do hotel.



Uma pessoa pula da janela de um hotel no bairro de Shahr-e-Naw em meio a sons de tiros em Cabul, Afeganistão, em 12 de dezembro de 2022 — Foto: Aamaj News via Reuters

Um serviço humanitário em Cabul disse no Twitter que o hospital da organização recebeu 21 pessoas feridas, sendo que 3 delas chegaram sem vida ao local, sem especificar se seriam os atiradores e quem seriam os feridos.

Um vídeo postado nas redes sociais por um jornalista em Cabul mostra fumaça saindo de um prédio de vários andares, com um andar inferior em chamas.

Incêndio atinge um hotel em Cabul, no Afeganistão, após um tiroteio no local no dia 12 de dezembro de 2022 — Foto: Reprodução/Twitter via Reuters

Moradores do bairro de Shahr-e-Naw, onde fica o hotel, disseram que o ataque foi realizado em um prédio onde chineses e outros estrangeiros costumam ficar. Durante o tiroteio, eles disseram que ouviram uma forte explosão.

A agência de notícias estatal chinesa Xinhua informou que o ataque ocorreu perto de uma pousada chinesa e que sua embaixada estava monitorando de perto a situação.

Vários bombardeios e ataques a tiros ocorreram no Afeganistão nos últimos meses, alguns dos quais foram reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

O Talibã islâmico, que tomou o poder depois que as forças estrangeiras lideradas pelos EUA se retiraram em agosto de 2021, disse que está focado em proteger o país.

Incêndio atinge um hotel em Cabul, no Afeganistão, após um tiroteio no local no dia 12 de dezembro de 2022 — Foto: Reprodução/Twitter via Reuters

Imagem mostra último militar americano a embarcar no voo final de retirada do aeroporto de Cabul

Imagem mostra último militar americano a embarcar no voo final de retirada do aeroporto de Cabul




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-ultramoderno-caca-que-‘le-a-mente’-do-piloto-desenvolvido-por-reino-unido,-italia-e-japao

G1 Mundo

O ultramoderno caça que ‘lê a mente’ do piloto desenvolvido por Reino Unido, Itália e Japão

"Somos um dos poucos países do mundo que tem a capacidade de construir caças tecnologicamente avançados", disse Sunak em uma visita à Royal Air Force (RAF, a força aérea britânica). As nações desenvolverão em conjunto o caça de próxima geração, Tempest, que deve entrar em serviço em meados da década de 2030. Ele deve substituir o caça Typhoon, atualmente em uso no Reino Unido. O trabalho de desenvolvimento já está […]

today12 de dezembro de 2022 20

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%