G1 Mundo

VÍDEO: Passageiro mostra interior de avião após explosão por choque com outra aeronave no Japão; ‘pensei que ia morrer’

today2 de janeiro de 2024 3

Fundo
share close

As imagens, gravadas com um celular do interior da cabine da aeronave, mostram o avião já parcialmente em chamas enquanto tentava parar após pousar no aeroporto, vindo de Hakkedo (veja vídeo acima).

No primeiro momento, os passageiros mantiveram a calma, apesar de o choque ter gerado uma explosão instantânea em ambas as aeronaves, que puderam ser vistas pelas câmeras do aeroporto.

Na sequência, a cabine é tomada por uma forte fumaça negra, e, já mais nervosos, os passageiros são retirados aos poucos pela tripulação, que, segundo a companhia, seguiu os protocolos de evacuação em casos de emergência.



“Pensei que ia morrer”, disse o passageiro que postou as imagens.

O passageiro gravou também passageiros escorregam pela rampa inflável montada pela tripulação, enquanto a turbina está em chamas.

Passageiros usam rampa de emergência para sair de avião em chamas no Japão

Passageiros usam rampa de emergência para sair de avião em chamas no Japão

As duas aeronaves colidiram quando o voo da Japan Airlines pousava no aeroporto. O avião da Guarda Costeira estava parado na mesma pista.

Segundo a rede estatal japonesa NHK e a agência estatal Kyodo, cinco dos seis tripulantes do avião da Guarda Costeira morreram no choque. A Guarda Costeira japonesa disse que o piloto da aeronave conseguiu escapar e está internado em estado grave.

Apesar da forte explosão, a Japan Airlines afirmou que todas as 379 pessoas a bordo da aeronave foram retiradas a tempo – o avião foi depois consumido pelas chamas. A polícia local disse à imprensa japonesa que 17 passageiros feridos, mas ainda não havia informação sobre o estado de saúde delas até a última atualização desta reportagem.

Veja o momento em que avião colide em outra aeronave no aeroporto do Japão

Veja o momento em que avião colide em outra aeronave no aeroporto do Japão

A colisão ocorre apenas um dia depois de um terremoto de 7,6 atingir a costa oeste do Japão, matando 48 pessoas e gerando alertas de “grandes tsunamis”. O episódio reacendeu no país o trauma pela tragédia do acidente nuclear de Fukushima em 2011, causado após um terremoto e tsunami atingirem o país (leia mais abaixo).

Segundo a Guarda Costeira, sua aeronave que colidiu com a da Japan Airlines estava na pista para decolar em direção à base militar de Niigata, na costa oeste do país, para levar ajuda às cidades atingidas pelo terremoto.

O tremor gerou cerca de 50 réplicas ao longo da região de Ishikawa, no oeste do Japão, e alertas por tsunamis com ondas de até 5 metros. Os alertas duraram quase 24 horas e foram retirados na manhã desta terça, mas equipes ainda fazem buscas nas cidades atingidas.

Já a aeronave da Japan Airlines era um voo comercial que chegava de Hokkaido, no norte, segundo a companhia.

O gabinete do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que o premiê estava reunindo informações sobre o que falhou para provocar o choque entre as aeronaves. O aeroporto de Haneda informou que todos os pousos e decolagem foram cancelados após a colisão.

Aeronave da Japan Airlines pega fogo em aeroporto de Tóquio no dia 2 de janeiro de 2024 — Foto: Issei Kato/Kato

Aeronave da Japan Airlines pega fogo em aeroporto de Tóquio no dia 2 de janeiro de 2024 — Foto: GloboNews/Reprodução

Fogo destrói avião no aeroporto de Tóquio

Fogo destrói avião no aeroporto de Tóquio




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-incrivel-historia-de-esperanca-das-trigemeas-ucranianas-nascidas-no-dia-da-invasao-russa

G1 Mundo

A incrível história de esperança das trigêmeas ucranianas nascidas no dia da invasão russa

No entanto, no dia em que os bebês deveriam nascer, eclodiu a guerra, e as pequenas nasceram ao som de projéteis russos caindo ao redor delas. Quando Hanna fez seu primeiro ultrassom, o exame mostrou um pequeno ponto — o bebê que ela e Andriy haviam planejado por tanto tempo. Mas em sua próxima visita ao médico, o casal recebeu a notícia de que estava esperando gêmeas. Na terceira visita, […]

today2 de janeiro de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%