G1 Santos

Vilão das artérias, o colesterol pode ser letal

today7 de outubro de 2022 11

Fundo
share close

O colesterol é um lipídio (gordura) produzido pelo próprio corpo e essencial para o seu bom funcionamento, pois é por meio dele que há a produção de Vitamina D,dos hormônios sexuais femininos e masculinos e da bile (substância que auxilia na digestão) produzida no fígado.

Apesar de tantos benefícios, o excesso de colesterol acarreta uma série de problemas cardiovasculares, visto que esse componente se adere no interior dos vasos sanguíneos, formando placas, o que impede o fluxo natural do sangue, alterando assim, a atividade do coração. Isso acaba aumentando o risco de infarto e de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e pode prejudicar o funcionamento de outros órgãos que são irrigados por meio das artérias, como é o caso dos rins.

Tratado muitas vezes como vilão, o colesterol é considerado um risco à saúde, mas seu baixo índice no organismo também pode acarretar problemas, como a ocorrência de distúrbios sexuais, já que ele está ligado à produção de progesterona e testosterona.

Dividido em diversos tipos, sendo dois, os principais, essa gordura é produzida em grande parte pelo corpo. O HDL, conhecido como “colesterol bom”, é importante pois acaba sendo o responsável por impedir que o LDL, o “colesterol ruim”, se fixe nas artérias, impedindo o fluxo sanguíneo e levando-o de volta ao fígado, que o decompõe e inicia os processos para que seja eliminado do corpo.

O ideal é que os níveis desse componente estejam em equilíbrio para que a saúde não seja prejudicada. Apesar de apenas 30% desse lipídio ser fornecido pela alimentação, o consumo de alimentos gordurosos e o sedentarismo são os principais fatores que desregulam a sua produção.



É por isso que juntamente com uma rotina mais saudável, é recomendável ingerir quantidades ideais de Ômega 3 regularmente, pois esse ácido graxo auxilia no aumento do HDL, o “colesterol bom”. Por este motivo, o Ômega 3 da linha PhNutre é muito indicado para auxiliar na redução dos níveis desse lipídio.

O Ômega 3 da PhNutre é um suplemento que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares — Foto: Divulgação

Alimentos de origem animal e produtos ultraprocessados, tais como queijos amarelos, bacon, batata frita, torresmo, biscoitos, nuggets, bolachas, refrigerantes e salsicha, por exemplo, contém gorduras trans e saturadas em excesso, e quando ingeridos em grandes quantidades e diariamente, podem aumentar significativamente os níveis de colesterol e triglicerídeos, os quais também são gorduras presentes no organismo.

Realizar um check-up pelo menos uma vez ao ano e adotar um estilo de vida saudável, como uma alimentação rica em produtos naturais (frutas, verduras e legumes) e a prática de exercício físico regular, por pelo menos 30 minutos, são hábitos essenciais para manter a saúde em dia.

Além disso, alguns alimentos são conhecidos por ajudarem a reduzir o colesterol LDL, como é o caso de peixes, como salmão e atum, morango, frutas vermelhas e algumas sementes, como chia, quinoa e linhaça, que podem ser encontradas com facilidade em nosso Empório Saudável. Nele há uma grande variedade de produtos naturais e orgânicos, zero glúten, açúcar e lactose para todos que buscam mais qualidade de vida ou que possuem dietas mais restritivas.

Empório Saudável da Ao Pharmacêutico, o qual contém diversos produtos naturais para refeições com mais sabor e qualidade — Foto: Divulgação

Só a farmácia que cuida de você há 39 anos oferece o melhor em alimentação saudável, suplementos, medicamentos, produtos dermatólogicos e tudo o que é necessário para você cuidar melhor da sua saúde. E é pensando no seu bem-estar que a Ao Pharmacêutico conta com seu Empório Saudável em todas as suas dez unidades da Baixada Santista, distribuídas por Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande, para melhor atendê-lo.

Farmacêutico Responsável:

Dra. Rosangela Marques Greghi Santos | CRF/SP: 88638




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

igrejas-de-guaruja-preparam-festa-de-nossa-senhora-aparecida

Prefeitura de Guarujá

Igrejas de Guarujá preparam Festa de Nossa Senhora Aparecida

Celebração contará com tríduo, missas e carreata na Cidade Para celebrar o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, as paróquias de Guarujá realizam uma programação especial. A festividade contará com tríduo, missas e carreata. Confira a programação do fim de semana e do Dia da Padroeira: Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro (Praça da Matriz, s/nº – Centro) Quarta-feira (12), às 8, 10 e 19 horas – […]

today7 de outubro de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%