G1 Mundo

Vini Jr. desafina coro dos brancos contentes com privilégio, diz PC Vasconcellos

today23 de maio de 2023 11

Fundo
share close

Para comentarista da TV Globo, jogador tem sido alvo de perseguições raciais porque ‘transcende’ o papel reservado a jogadores negros no futebol.


O governo brasileiro cobrou providências da Federação Internacional do Futebol, a Fifa, e da Federação Espanhola para evitar episódios de racismo como o que Vini Jr. sofreu no domingo (21). O atacante do Real Madrid foi hostilizado pela torcida do Valencia com gritos de “mono” (macaco, em espanhol) durante partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol.



Não é a primeira vez que Vini Jr. é vítima de ofensas racistas na Espanha. Ele sofreu pelo menos dez ataques desde 2021. O comentarista da TV Globo e do SportTV PC Vasconcellos explica que o jogador tem sido alvo constante de perseguições racistas na Europa porque “transcende” o papel reservado a jogadores negros no futebol.

“Dentro dessa estrutura branca que domina o mundo e também domina o futebol, reserva ao negro o papel de ‘pé de obra’: entra em campo, joga futebol, dribla e conquista títulos. Vinícius transcende isso: dança quando faz gol, não se encolhe no jogo quando o adversário começa a atuar de forma violenta”, afirma em entrevista a Natuza Nery.

“Nos anos 70, o poeta Torquato Neto dizia que era preciso desafinar o coro dos contentes. Vini Jr. desafia o coro dos brancos contentes com os privilégios que desfrutam. Ele desperta esse ódio porque saiu do lugar que brancos acham que todo preto tem que ocupar.”

O atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, aponta para torcedor do Valencia que proferiu insultos racistas contra ele no Estádio de Mestalla — Foto: José Jordan/AFP

Nas redes sociais, Vini Jr. afirmou que a La Liga, que organiza o campeonato, e a Federação de Futebol da Espanha acham o comportamento racista “normal”. Já Javier Tebas, presidente da entidade, rebateu as críticas, insinuando que o brasileiro exagera nas acusações de negligência diante do racismo.

Presidente do Real Madrid se encontra com o jogador Vinicius Jr após caso de racismo

Presidente do Real Madrid se encontra com o jogador Vinicius Jr após caso de racismo

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘quando-vou-dormir-vejo-os-que-morreram-em-meus-bracos’:-o-drama-do-estresse-pos-traumatico-na-guerra

G1 Mundo

‘Quando vou dormir vejo os que morreram em meus braços’: o drama do estresse pós-traumático na guerra

"Isso vai ficar conosco pelo resto de nossas vidas." Há uma escuridão que paira no olhar de Dmytro — os olhos de um soldado que voltou recentemente da linha de frente. Após 15 meses de combate na região de Donetsk, Dmytro aperta com força a mão da esposa, Tetiana, em um centro de recuperação no nordeste da Ucrânia. Ela viajou 966 km até este inócuo complexo de edifícios na região […]

today23 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%