G1 Mundo

Vini Jr.: Justiça de Valência aceita denúncia por racismo e convoca brasileiro e torcedores a depor

today27 de maio de 2023 5

Fundo
share close

O processo é o primeiro do caso a chegar nas vias judiciais – em Madri, a Procuradoria-geral do Estado também investiga o episódio após uma queixa do Real Madrid, time de Vini Jr., e pode fazer outra denúncia à Justiça local.

Em Valência, como parte do processo, os três torcedores espanhóis que foram detidos na terça-feira (23) suspeitos de integrarem o grupo que ofendeu o jogador brasileiro terão de prestar depoimento presencialmente, o que deve ocorrer nos próximos dias. Vinicius Jr. também foi convocado para depor, como vítima, por videoconferência.

Vinicius, que é negro, foi alvo de insultos racistas durante a partida do último domingo, no estádio Mestalla, do Valencia, que terá que fechar parte de suas arquibancadas pelos próximos cinco jogos. O jogador brasileiro foi alvo de comentários semelhantes durante toda a temporada.



O magistrado pediu ainda ao clube valenciano que identifique os seguranças do jogo para que eventualmente possam testemunhar e que guarde o material audiovisual do duelo desde o minuto 72 para o estudar.

O jogador brasileiro será ouvido como vítima por videoconferência.

O juiz responsável pelo caso pediu também ao Valencia, clube contra qual Vinicius Jr. jogava, a relação de seguranças da partida – alguns deles também serão ouvidos.

Após os depoimentos, o juiz decidirá então se o caso vai a julgamento. Os torcedores, então, virariam réus.

Polícia prende três suspeitos que fizeram gestos racistas contra o jogador Vinicius Jr.

Polícia prende três suspeitos que fizeram gestos racistas contra o jogador Vinicius Jr.

O processo foi aberto com base em um relatório da Brigada de Informação da Polícia da Comunidade Valenciana, que indicou a possibilidade de um crime de ódio durante o jogo. Imagens do momento em que Vinicius Jr. interrompeu a partida para se queixar dos xingamentos com o juiz foram coletadas e estão anexadas no relatório do caso.

O tribunal ainda falará com alguns seguranças presentes no dia da agressão contra Vinicius Jr. para que eles prestem depoimento como testemunhas.

O brasileiro Vinicius Jr. deixa o campo no estádio Mestalla, em Valência, após reclamar que torcida o chamou de ‘macaco’ em jogo entre o Real Madrid e o Valencia, em 21 de maio de 2023. — Foto: Alberto Saiz/ AP

No último domingo, Vini Jr. jogava pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, contra o Valencia. O jogo foi interrompido no segundo tempo, após parte da torcida do time adversário chamar Vini de “macaco”.

Durante a partida, o brasileiro apontou para os torcedores que o insultavam, levando o jogo a uma pausa de 10 minutos. Depois disso, se envolveu em uma briga com os jogadores do Valencia que levou a sua expulsão no segundo tempo. O Real Madrid perdeu o jogo por 1 a 0.

Após o jogo, houve uma troca de críticas entre Vinícius Junior e o presidente da LaLiga (o campeonato espanhol), Javier Tebas, nas redes sociais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

com-febre,-papa-cancela-agenda

G1 Mundo

Com febre, papa cancela agenda

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, em resposta a uma pergunta da Reuters, não forneceu mais detalhes sobre a saúde do líder católico romano de 86 anos. Há cerca de dois meses, o papa esteve internado em um hospital de Roma, onde tratava uma infecção respiratória. À época, a autoridade passou por um exame de Covid-19, que apontou resultado negativo para a doença. Saúde da principal figura do Vaticano Em […]

today27 de maio de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%