G1 Santos

Visita inesperada de baleia surpreende equipe de remadores no litoral de SP: VÍDEO

today7 de fevereiro de 2024 9

Fundo
share close

Uma visita inesperada alegrou o dia de um grupo de remadores e praticantes de stand-up paddle no Canto do Forte, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Em vídeo obtido pelo g1, nesta quarta-feira (7), é possível ver uma baleia passeando entre pessoas que aproveitavam o mar (assista acima).

O responsável pelo flagrante foi o frentista Guilherme Santos, de 21 anos, que remava ao lado da equipe de treino do RemaForte, na altura do Parque Estadual Xixová Japuí, por volta de 8h da última terça-feira (6).

Os biólogos Eric Comin e Alex Ribeiro, ouvidos pelo g1, disseram que o animal é uma baleia-de-bryde, do gênero Balaenoptera sp. Alex contou que é comum avistá-la em várias partes do mundo.



“A gente observa que ela é mais tímida, que ela não ‘sobe’ na presença do pessoal. Eu identifiquei pelo borrifo dela. Ela estava ali na costeira se alimentando, comendo sardinha, com certeza”, completou Eric.

Segundo o biólogo, há duas espécies distintas dentro desse gênero. Para identificá-la, seria importante avaliar mais de perto. O especialista acredita que o animal estava se alimentando, já que há uma grande quantidade de sardinhas na região nessa época.

Baleia foi vista nadando no Canto do Forte, em Praia Grande (SP) — Foto: Guilherme Santos

A advogada Daniela Veltri, de 48 anos, foi outra testemunha da visita. Segundo ela, a equipe se preocupou com a possibilidade de a baleia encalhar, mas isso não aconteceu.

“Eu estava saindo do mar quando ouvi aquele barulho gigantesco, e ela estava muito do meu lado”, contou.

Alex Ribeiro acredita que o animal em questão está entre a juventude e a fase adulta. Apesar de não haver grandes riscos de ataque, o deslocamento de baleias pode derrubar ou afundar quem está dentro d´água. Por isso, a importância da necessidade de redobrar os cuidados ao se deparar com um animal deste porte.

Ele acrescentou que existe um protocolo mundial sobre aproximação. Caso esteja em uma embarcação motorizada, a pessoa deve desligar o veículo e manter distância de 100 metros.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

protecao-e-hidratacao:-dicas-para-ter-a-pele-perfeita-no-verao

G1 Santos

Proteção e hidratação: dicas para ter a pele perfeita no verão

Para entender melhor como cuidar da pele durante este período, Gus Diemant, diretor executivo de pesquisa e desenvolvimento da empresa O Boticário, patrocinadora do Tribuna Verão 2024, deu dicas para aproveitar a estação sem prejudicar a saúde. Segundo Gus, além do uso indispensável do protetor solar, outros cuidados são fundamentais para manter a saúde da pele no verão. Ele destaca a importância da hidratação. "Durante o verão, a pele fica […]

today7 de fevereiro de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%