G1 Mundo

Você viu? Lula na COP 27, PEC da Transição, Copa do Catar, Flordelis condenada, demissões no Twitter e brasileiros no Grammy

today20 de novembro de 2022 33

Fundo
share close

Participação de Lula na COP 27, no Egito, é destaque na imprensa internacional. Equipe de transição negocia PEC para tirar Auxílio Brasil e outros benefícios sociais do teto de gastos. Bebida alcoólica banida pelo Catar nos estádios e em seus entornos durante a Copa do Mundo. Ex-deputada Flordelis condenada a 50 anos de prisão. Onda de pedidos de demissão e fechamento de escritórios no Twitter. Os brasileiros premiados no Grammy Latino.

Lula durante discurso na COP-27 nesta quarta-feira (16). — Foto: Nariman El-Mofty



A participação de Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, no Egito, foi a primeira viagem do petista ao exterior após a vitória contra Jair Bolsonaro nas eleições. O discurso dele foi marcado por críticas ao desmatamento na Amazônia e pelo compromisso com a luta contra as desigualdades sociais e com os países pobres (veja o discurso ponto a ponto).

“Estamos propondo uma aliança mundial pela segurança alimentar, pelo fim da fome e pela redução das desigualdades, com total responsabilidade climática”, disse Lula no evento. A imprensa internacional deu destaque ao discurso. O jornal “Washington Post”, por exemplo, mencionou a expectativa de que a liderança de Lula possa ajudar a evitar os piores efeitos das mudanças climáticas. O argentino “La Nación” destacou que ele foi ovacionado e que propôs que a próxima COP, em 2025, ocorra na Amazônia (saiba o que publicaram outros jornais).

Em meio aos anúncios de nomes que entram e saem da equipe de transição do novo governo, o Congresso recebeu nesta semana a proposta de Emenda à Constituição que tira o Bolsa Família e outros benefícios do teto de gastos. A medida abre margem para que R$ 198 bilhões fiquem fora do limite de despesas que a legislação permite ao governo federal. A ideia é que a aprovação do texto pelos parlamentares viabilize o cumprimento de promessas de campanha de Lula sem causar desequilíbrio fiscal.

Copa do Catar sem álcool nos estádios

Copo de cerveja sendo servido — Foto: Divulgação

A dois dias da abertura da Copa do Catar, a Fifa anunciou na sexta-feira (18) que os organizadores do Mundial decidiram proibir a venda de bebidas alcoólicas aos torcedores nos estádios e nas proximidades das arenas. A comercialização ficará limitada a camarotes e áreas VIPs. No país, muçulmano e conservador, o consumo de álcool já é proibido em locais públicos. Entenda aqui as regras que valerão durante os jogos.

Flordelis — Foto: Brunno Dantas/TJRJ

50 anos e 28 dias de prisão: esta foi a condenação recebida pela ex-deputada federal Flordelis pelo homicídio, em junho de 2019, do pastor Anderson do Carmo, seu então marido. Ela foi condenada por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, além de uso de documento falso e associação criminosa armada.

A sentença destacou que o assassinato do pastor, com quem Flordelis viveu por mais de 20 anos, caracteriza uma demonstração explícita de ódio. A decisão que a condenou também apontou que o fato de o crime ter sido praticado na casa onde o casal vivia com os mais de 50 filhos o tornou ainda mais bárbaro. Simone dos Santos Rodrigues, filha de Flordelis, também foi condenada pelo homicídio e recebeu uma pena de 31 anos. A defesa de Flordelis já entrou com recurso contra a decisão.

Ludmilla e Liniker — Foto: Reprodução

O primeiro prêmio dado a uma mulher trans brasileira, Ludmilla premiada e Anitta de mãos vazias, álbum do ano para a espanhola Rosalía: esses são alguns dos destaques do Grammy Latino, uma das principais pemiações internacionais de música. Na lista de brasileiros contemplados, além de Ludmilla, que venceu na categoria álgum de samba/pagode, estão Liniker, Marisa Monte, Erasmo Carlos, Bala Desejo, Chitãozinho & Xororó e o bandolinista Hamilton de Holanda. Veja a lista completa de indicados e premiados em 53 categorias.

Dias turbulentos no Twitter

Três semanas após o bilionário Elon Musk assumir o comando do Twitter, a plataforma passa por um período turbulento. Demissões em massa, saída de anunciantes e fechamento temporário de escritórios fazem parte desse enredo. Musk também encerrou o período de home office dos funcionários da empresa e chegou a exigir que eles se comprometam com “longas horas de trabalho em alta intensidade” ou deixem a empresa.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-mae-chimpanze-conhece-filhote-dois-dias-apos-bebe-nascer-por-cesariana

G1 Mundo

VÍDEO: Mãe chimpanzé conhece filhote dois dias após bebê nascer por cesariana

Filhote foi batizado de Kucheza, que significa "brincar" em suaíli. Mãe chimpanzé conhece filhote dois dias após bebê nascer por cesariana Foi amor à primeira vista quando a mamãe chimpanzé Mahale pôde conhecer seu filhote na quinta-feira (17), dois dias após o bebê ter nascido de cesariana no zoológico de Sedgwick County, no Kansas, nos Estados Unidos. No vídeo registrado pela equipe da instituição, é possível ver o momento em […]

today20 de novembro de 2022 51

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%