G1 Mundo

Você viu no g1? Crescimento do PIB; 1 milhão de casos de dengue; e o ano bissexto

today2 de março de 2024 10

Fundo
share close

Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 26 de fevereiro a 1º de março de 2024.


PIB cresceu 2,9% em 2023, diz IBGE. Brasil atinge a marca de 1 milhão de casos de dengue. Chuvas no Acre, incêndios florestais em Roraima: extremos climáticos causam mortes e destruição na região da Amazônia. Assassinato no Rio: advogado é morto a tiros no Centro do Rio. E o ano bissexto: por que fevereiro teve um dia a mais neste ano?



Brasil teve uma supersafra de grãos e bateu recorde na agropecuária em 2023. — Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9% em 2023. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A agropecuária teve alta de 15,1% no ano, recorde da série histórica, e foi o principal motor da economia. Emprego em queda e auxílios sociais também impulsionaram o consumo das famílias, que subiu 3,1%.

O PIB mede tudo que é produzido por um país. Ele soma todos os bens e serviços durante um determinado período (usualmente, um ano). Ministro da Economia, Fernando Haddad comemorou o resultado e disse que o país precisa de mais investimento para crescer. O resultado veio dentro do previsto pelo governo.

1 milhão de casos de dengue

Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024

Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024

Advogado assassinado no Rio

Rodrigo Marinho Crespo foi executado no Centro do Rio — Foto: Reprodução

Fogo em Roraima, temporais no Acre

Fogo em Roraima, temporais no Acre — Foto: Ronny Alcantara/Rede Amazônica/Governo do Acre

Os incêndios que atingem Roraima têm causado destruição de casas, devastação de plantações inteiras e morte de animais. Com quase 30% de todos os focos de calor do país, Roraima se tornou o estado com maior número de incêndios em fevereiro. Nas áreas rurais e nas comunidades indígenas, os prejuízos se acumulam. O g1 foi à região e ouviu relatos de moradores.

Ano bissexto. Por que ele acontece?

Entenda por que existem os anos bissextos, como 2024

Entenda por que existem os anos bissextos, como 2024

Sentiu que fevereiro durou um pouquinho mais? Saiba que essa impressão de mês arrastado não é apenas ressaquinha do Carnaval: 2024 é um ano bissexto, ou seja, tivemos 29 de fevereiro. Isso acontece por causa do tempo que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol: cerca de 365 dias e 6 horas. A cada quatro anos, essas “sobras” somam 24 horas extras, ou seja, um dia a mais. Entenda aqui.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-e-condenada-na-austria-por-colocar-filho-em-caixa-de-transporte-para-caes-e-deixa-lo-a-beira-da-morte

G1 Mundo

Mulher é condenada na Áustria por colocar filho em caixa de transporte para cães e deixá-lo à beira da morte

Um tribunal austríaco condenou na noite de quinta-feira (29), a 20 anos de prisão, uma mulher que manteve seu filho de 12 anos trancado em uma caixa de transporte para cachorros no apartamento onde moravam, em Viena. A mulher de 33 anos foi considerada culpada por tentativa de homicídio, tortura de menor e confinamento ilegal após sete horas de deliberações dos jurados. Sua cúmplice de 40 anos, que acabou pedindo […]

today2 de março de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%