G1 Mundo

Você viu no g1? Crise no Oriente Médio, deputado alvo de buscas, resultados do Enem e série sobre estimulantes

today20 de janeiro de 2024 2

Fundo
share close

Escalada na crise no Oriente Médio

O Oriente Médio, que abriga países do leste do Mediterrâneo até o Golfo Pérsico, vive uma teia de conflitos interligados entre si em uma escalada de tensão sem precedentes na história moderna da região.

Desde a invasão de Israel pelo grupo terrorista Hamas, em outubro do ano passado, diversas outras movimentações e ataques contribuíram para aumentar ainda mais a gravidade da situação na região. Entre eles:



▶️O Hezbollah atacou o norte de Israel, e os Houthis (grupo rebelde do Iêmen) lançaram mísseis contra o sul do país, ambos respaldados pelo Irã.

▶️O Irã atacou rebeldes no Paquistão um dia após lançar mísseis balísticos contra a Síria.

▶️ O Iraque alvejou bases da inteligência israelense.

▶️Israel atacou Beirute, no Líbano, para matar um líder do Hamas.

▶️Navios transportaram armas iranianas para os Houthis, que, por sua vez, têm atacado cargueiros do Ocidente no Mar Vermelho. 

▶️Estados Unidos e Reino Unido bombardeiam alvos houthis no Iêmen.

😰Ufa… É difícil entender tudo isso, mas o g1 explica. 

➡️ Para entender o risco de que esse emaranhado de conflitos cresça ainda mais, clique aqui.  

Deputado federal alvo de buscas da PF

A TV Globo apurou que, segundo o inquérito, Jordy trocou mensagens com um grupo de golpistas e passou orientações sobre os atos antidemocráticos.

24ª fase da Operação Lesa Pátria mira deputado Carlos Jordy (PL-RJ)

24ª fase da Operação Lesa Pátria mira deputado Carlos Jordy (PL-RJ)

Agentes da PF foram até a Câmara dos Deputados e a residência do parlamentar para cumprir mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na casa dele, a PF apreendeu uma arma e R$ 1 mil.

Nas redes sociais, Jordy declarou que a busca é “uma medida autoritária, sem fundamento, sem indício algum, que somente visa perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal”.

O deputado foi intimado a depor. Na porta da sede da PF no Rio, antes de ser ouvido, ele falou à imprensa.

“Não conheço ninguém que esteve no 8 de janeiro. Eu não tenho nada que possa me incriminar. Não existem essas mensagens. Isso, nós vamos provar.”

O estrago das chuvas pelo Brasil

266 mil consumidores estão sem energia desde que um temporal atingiu a região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A previsão de restabelecimento total da energia é “até sexta, sábado”, segundo a concessionária que administra a região. Um homem de 29 anos está desaparecido desde o início da semana, também por causa da chuvas. E a previsão é de mais chuva para este fim de semana.

Moradores protestam contra falta de luz em Porto Alegre

Moradores protestam contra falta de luz em Porto Alegre

“Já perdi as contas de quantos guarda-roupas comprei, de quantos sofás eu já comprei, sabe? Fica muito difícil. A gente luta”, disse ela.

‘Já perdi as contas de quantos guarda-roupas comprei', diz babá que perdeu tudo nas chuvas do RJ

‘Já perdi as contas de quantos guarda-roupas comprei’, diz babá que perdeu tudo nas chuvas do RJ

“É baseado na ideia de que o aluno precisa fazer uma redação como se estivesse escrevendo para alguém que não sabe nada sobre aquele assunto. A redação se explica por si só, e, por isso, fica tão clara.”

Assim a professora Lílian Carvalho, de Pernambuco, explica o método criado por ela para fazer redações, especificamente as do Enem. Na prova de 2023, pela segunda vez, ela tirou nota 1000. Leia mais aqui.

Lílian Carvalho, professora que tirou 1.000 na redação do Enem 2023 — Foto: Reprodução/WhatsApp

As notas do Enem estão disponíveis para consulta desde o início da semana. No Brasil, 60 pessoas obtiveram a nota mil. O tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Seja para ficar acordado durante o dia ou para encarar a maratona de treino na academia, você já tomou algum tipo de estimulante? Nesta semana, o g1 publicou uma série de reportagens sobre o tema.

Energéticos

Energéticos

Veja a seguir os temas abordados:

Trata-se de uma das bebidas mais tomadas no mundo. No Brasil, há quem diga que o dia não começa antes de uma xícara. A fama do café passa pelo seu principal componente: a cafeína.

No corpo, a substância estimula o raciocínio e a memória e tem o poder de fazer o sono passar. Mas, em excesso, pode causar arritmias cardíacas, ansiedade e, sim, dependência.

🥤🏋️ Energéticos pré-treino com cafeína:

Vendidos em cápsulas ou como bebidas, os pré-treinos são estimulantes que usam como base, principalmente, cafeína e podem ser comprados sem prescrição médica. Na internet, há inúmeras marcas anunciadas.

Pré-treino de cafeína funciona mesmo?

Pré-treino de cafeína funciona mesmo?

No entanto, eles não são indicados para todas as pessoas e têm uma série de riscos. Arritmia, palpitação, ansiedade e muita adrenalina são alguns dos sintomas de quem toma esse suplemento sem orientação profissional.

Pesquisas indicam que a cafeína do energético mascara o efeito letárgico do álcool, encorajando as pessoas a beberem mais e a terem comportamentos de risco, como dirigir embriagado.

Outro ponto que acende o sinal de alerta é que os energéticos entregam a metade da recomendação diária de açúcar em uma única latinha.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

entenda-por-que-a-coreia-do-norte-pode-estar-se-preparando-para-a-guerra

G1 Mundo

Entenda por que a Coreia do Norte pode estar se preparando para a guerra

Nesta semana, a Coreia do Norte fez testes de drones nucleares subaquáticos. O governo do país afirmou que os testes foram uma reposta a exercícios militares conduzidos em conjunto por três países: Coreia do Sul;Estados Unidos;Japão. O sistema de drones, chamado de Haeil 5-23, foi testado na costa leste do país. Não foi divulgada a data em que o teste ocorreu. Um porta-voz do governo da Coreia do Norte afirmou […]

today20 de janeiro de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%