G1 Mundo

Você viu no g1? Enem, meta fiscal, GLO no RJ e em SP, Censo dos bichos no Brasil e ‘Mussum, o podcastis’

today4 de novembro de 2023 10

Fundo
share close

Caderno Enem — Foto: Shutterstock

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começa neste domingo (5). Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos. Ao longo desta semana, o g1 publicou diversos conteúdos para ajudar quem vai fazer a prova. 



Em uma das reportagens, professores mostram como definir uma estratégia para você não correr o risco de deixar o gabarito incompleto ou não conseguir passar a redação a limpo. As cinco dicas são:

  • 📝 Começar pelas questões mais fáceis
  • ☑️ Assinalar as perguntas que forem “puladas”
  • 🔀 Intercalar a redação e as perguntas
  • ⏳ Reservar, no máximo, uma hora e meia para a redação
  • 🤔 Dividir o tempo por etapas, e não por perguntas 

Em outra, damos cinco recomendações do que fazer na véspera da prova (ou seja,neste sábado, 4): 

  • 🤯 Evite revisar o conteúdo
  • 🍽️ Opte por alimentos leves
  • 🧘‍♀️ Faça atividades relaxantes
  • 📋 Confira se tem tudo o que precisa
  • 😴 Tenha uma boa noite de sono

🗓️ Datas das provas do Enem 2023

  • 5 de novembro – 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas; e redação.
  • 12 de novembro – 45 questões de matemática; e 45 questões de ciências da natureza.

Horários de aplicação (no fuso de Brasília)

  • Abertura dos portões – 12h
  • Fechamento dos portões – 13h
  • Início das provas – 13h30
  • Término das provas no 1º dia – 19h
  • Término das provas no 2º dia – 18h30

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos.

Os locais de prova onde cada candidato fará o Enem estão no cartão de confirmação, na Página do Participante (clique aqui).

Reunião de Lula com ministros da área de infraestrutura — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Haddad quer que a meta seja mantida para sinalizar que o país vai buscar o equilíbrio das contas públicas e buscar o apoio do Congresso Nacional para a aprovação das medidas de aumento de arrecadação. Na visão da equipe econômica, jogar a toalha agora passaria a deputados e senadores a mensagem de que não é tão necessário aprovar iniciativas de incremento de receitas da União.

Lula anuncia medidas de segurança — Foto: Reprodução/GloboNews

A medida abrange três portos – Itaguaí (RJ), Rio e Santos (SP) – e dois aeroportos – Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Militares das Forças Armadas atuarão nesses locais.

🗣️ “Esse decreto estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado”, disse Lula.

O presidente afirmou que haverá um comitê de acompanhamento das ações de segurança coordenado pelos ministros Flávio Dino (Justiça) e José Mucio (Defesa).

Segundo Dino, serão empregados 3,7 mil militares, sendo:

  • 2 mil do Exército;
  • 1,1 mil da Marinha;
  • e 600 da Aeronáutica.

Censo dos bichos no Brasil

🐂🐄🐔🐷🐐O Brasil tem 203 milhões de habitantes humanos, que abarrotam as capitais e grandes centros do país. É bastante, mas não se compara à quantidade de animais criados em fazendas para servir à nossa população e às de outros países: 1,9 bilhão. É o que mostra a mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quase todo esse rebanho é formado por bois, vacas, galinhas e frangos (1,8 bilhão de cabeças). É aproximadamente 9 vezes maior do que a quantidade de seres humanos no Brasil, e maior do que a população de qualquer país do mundo. E há, ainda, animais como porcos, codornas, cabras e ovelhas. Veja todos os detalhes, infográficos e comparativos nesta reportagem que mostra o Censo dos bichos no Brasil.

O IBGE afirma que obtém os dados por meio de consulta a entidades públicas e privadas, produtores, técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente a produção, comercialização, industrialização, fiscalização, fomento e assistência técnica à agropecuária. A data de referência do levantamento é 31 de dezembro de 2022.

Capa do podcast ‘Mussum, o podcastis’ — Foto: Acervo Globo

Estreou, na quinta-feira, “Mussum, o podcastis”, série do g1 em parceria com a Globo Filmes que, em cinco episódios, aprofunda detalhes da vida e da carreira do músico e humorista que integrou “Os Trapalhões”. Os episódios, que são semanais, estarão disponíveis no g1, no Globoplay e nas principais plataformas de áudio toda semana. Ouça o primeiro.

Mussum é um artista que, como raríssimos outros, estabeleceu uma marca inigualável no imaginário e na cultura do Brasil. Da carreira de músico com os Originais do Samba ao sucesso estrondoso em “Os Trapalhões”, foi uma estrela múltipla: brilhou na TV, cinema, teatro e passarelas de carnaval.

Mas você sabe como tudo começou? Como um jovem negro e pobre da periferia do Rio se tornou um ídolo de várias gerações? Quais foram as dificuldades ele enfrentou? Que legado deixou? Essas são algumas das perguntas às quais o podcast responde.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

entenda-por-que-linguagem-inclusiva-e-contestada-pelo-presidente-e-senado-da-franca

G1 Mundo

Entenda por que linguagem inclusiva é contestada pelo presidente e Senado da França

“Nessa língua, o masculino é neutro”, afirmou o presidente francês, Emmanuel Macron, em Villers-Cotterêts, a cerca de 80 quilômetros de Paris, onde inaugurou o Centro Internacional da Língua Francesa na segunda-feira (30). Embora tenha defendido que o idioma francês deve evoluir, o líder fez um apelo para que não se ceda aos “modismos contemporâneos”, classificando a escrita inclusiva de “ilegível”. No mesmo dia, o Senado francês, dominado por conservadores, decidiu […]

today4 de novembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%