G1 Mundo

Você viu no g1? Milei na Argentina, reféns liberados em Gaza e as influencers que ajudaram a salvar vítimas de um naufrágio

today25 de novembro de 2023 12

Fundo
share close

Javier Milei em 19 de novembro de 2023 — Foto: REUTERS/Agustin Marcarian

A crise econômica pela qual vem passando a Argentina (inflação altíssima, falta de reservas em dólar, endividamento e aumento da pobreza) criou um fenômeno turístico: uma legião de turistas brasileiros passou a visitar o país.



Se o peso argentino vale menos, o real fica mais poderoso. O dólar blue, principal cotação paralela da moeda americana, subiu mais de 207% em 12 meses. Da casa dos 370 pesos em janeiro, chegou a 1 mil pesos pouco antes das recentes eleições presidenciais, vencidas no domingo passado pelo economista ultraliberal Javier Milei.

Mas e agora: como é que fica? Economistas ouvidos pelo g1 dizem que as medidas radicais propostas pelo novo presidente, como dolarizar a economia e extinguir o Banco Central, oferecem riscos claros para a política econômica e precisam de ampla adesão do Congresso, o que Milei ainda não demonstrou que terá.

Assim, a imprevisibilidade pode levar à retirada de ainda mais dinheiro internacional de um país que sofre com a falta de reservas e levar o peso argentino a se desgastar ainda mais. No curto prazo, a Argentina ficaria ainda mais barata para o turista brasileiro. Leia mais aqui.

No domingo, Milei venceu Sergio Massa, atual ministro da Economia e candidato governista, com uma surpreendente diferença de aproximadamente 3 milhões de votos — as pesquisas indicavam um cenário mais acirrado. Aos 53 anos, ele será o 52º presidente do país.

Veja quem foram os primeiros reféns libertados pelos terroristas do Hamas

Veja quem foram os primeiros reféns libertados pelos terroristas do Hamas

O grupo terrorista Hamas libertou nesta sexta-feira (24) os primeiros reféns feitos após o ataque de 7 de outubro. Ao todo, 13 pessoas, entre mulheres e crianças israelenses, atravessaram a fronteira entre Gaza e o Egito, pela cidade de Rafah. O acordo também prevê que prisioneiros palestinos em Israel sejam liberados.

Secreta, a negociação durou mais de um mês e foi intermediada pelo Catar e pelos Estados Unidos. Todas as reféns foram entregues por membros do Hamas a agentes da ONG Cruz Vermelha, que coordenou o resgate. Leia mais aqui.

Em dois turnos, o Senado aprovou, no meio da semana, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita decisões individuais no Supremo Tribunal Federal (STF) — o que tem causado polêmica com os ministros, que reagiram.

💭Contexto… A PEC é vista no meio político como uma resposta do Congresso a julgamentos recentes da Corte. Segundo deputados e senadores, muitos dos temas discutidos no STF cabem, na verdade, ao parlamento. Patrocinada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a PEC prevê:

proibir decisões individuais (monocráticas) de ministros, desembargadores e juízes que suspendam a validade de leis e de atos dos presidentes da República, da Câmara e do Senado.

O ministro Gilmar Mendes, o mais antigo do STF, afirmou que a PEC é uma “ameaça” ao Judiciário. Já Alexandre de Moraes disse que a “Corte não se compõe de covardes e nem de medrosos”. E Luís Roberto Barroso disse que o “STF não vê razão para mudanças constitucionais que visem alterar as regras de seu funcionamento”.

☝️Importante saber! Para virar lei, a PEC ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados.

🌡️ 44,8°C. Essa foi a temperatura registrada no município de Araçuaí (MG), distante 678 km de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha, no domingo passado — um recorde. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi o dia mais quente no histórico de medições do país.

A presença de uma grande massa de ar seco e pouca condição para chuva provocaram altas temperaturas nas áreas centrais do Brasil, segundo Cesar Soares, meteorologista da Climatempo.

“A influência do fenômeno climático El Niño faz com que tenha presença do calor mais persistente, sem tanta troca de calor do Sul do país em direção à região central. Por isso, as condições estavam favorecendo as temperaturas mais altas”, disse ele.

🌀 O recorde anterior tinha sido registrado no dia 21 de novembro de 2005, em Bom Jesus (PI), distante 632 km ao Sul de Teresina, quando a máxima foi de 44,7°C.

Um, dois, três… Cinco! 👶

O primeiro ultrassom costuma ser inesquecível para toda família. Mas o da jovem Sara foi inesperado…

“Sério. Isso se não forem três, estou achando que são três”, disse o médico durante o exame que revelou que a estudante Sara Campos da Silva, de 18 anos, estava grávida de… Cinco bebês. 🍼 🍼 🍼 🍼 🍼

Um vídeo mostrou a reação de Sara depois da descoberta (assista aqui). Mas a gravação só vai até o anúncio do quarto bebê. O momento em que o médico fala do quinto filho não foi registrado por conta do tamanho da surpresa. 🧸

“No terceiro, eu já estava passando mal. No quinto, não o ouvi falar”, disse Sara.

O que era para ser um vídeo mostrando a vista de um navio de cruzeiro em alto-mar na costa do Rio de Janeiro virou um caso de resgate.

A influenciadora Laura Alvarenga gravava stories em seu perfil do Instagram, impressionada com a cor do céu, quando ouviu os gritos de socorro e viu uma lanterna acesa usada por pessoas que acenavam na direção do navio.

“Olha aí, gente. Que lindo! Tá tudo azul isso aqui. Não é efeito. Tá tudo azul, tá começando a escurecer. Que p***a é essa? Tem alguém gritando ‘socorro’. Será que tá no meio do mar ali? Tem alguém ali pedindo socorro”, afirmou ela, desesperada, no vídeo.

Momentos depois, a influenciadora registrou o momento em que o diretor do cruzeiro emitiu um alerta sonoro aos tripulantes avisando sobre um naufrágio.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ex-aliado-de-vladimir-putin-e-ex-primeiro-ministro-da-russia-e-declarado-‘agente-estrangeiro’

G1 Mundo

Ex-aliado de Vladimir Putin e ex-primeiro-ministro da Rússia é declarado ‘agente estrangeiro’

A Justiça da Rússia determinou nesta sexta-feira (24) que o ex-primeiro-ministro Mikhail Kasyanov, que hoje faz críticas ao governo do país e que deixou a Rússia denunciando a ofensiva na Ucrânia, é um "agente estrangeiro". Kasyanov foi o primeiro chefe de governo de Vladimir Putin, no início dos anos 2000. Entre 2000 e 2004, Kasyanov foi primeiro-ministro da Rússia. Anos mais tarde, ele se tornou um crítico do presidente russo. […]

today25 de novembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%