G1 Mundo

Você viu? Tragédia humanitária em Terra Yanomami, desdobramentos do caso Daniel Alves, robô conversador e caminhonete atingida por raio

today28 de janeiro de 2023 34

Fundo
share close

Tragédia humanitária em Terra Yanomami 

Crianças pequenas, emagrecidas, cabelo ralo, pele descamando. A descrição dos pequenos Yanomami que chegam para atendimento no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista, choca e escancara o drama de um povo indígena que por anos ficou marginalizado de políticas públicas e proteção contra garimpeiros. 



O que está acontecendo com o povo Yanomami?

O que está acontecendo com o povo Yanomami?

A unidade tem um total de 53 crianças Yanomami internadas, muitas com desnutrição grave e malária. “A grande maioria das crianças Yanomami que chegam até nós vêm com desnutrição de moderada para grave”, alerta o pediatra Eugênio Patrício, que atende no local. Leia mais aqui

Em entrevista ao podcast O Assunto, Eloísa Machado, professora de direito constitucional na FGV-SP e uma das advogadas que atua na denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional, os quatro anos do último governo constituíram uma política anti-indígena, que mostrou intenção de destruir esses povos. Ouça aqui

O caso Daniel Alves ponto a ponto

O jogador Daniel Alves está no centro de um escândalo de repercussão mundial. Aos 39 anos, e até então atleta do Pumas do México (que rescindiu o contrato após o caso vir à tona), ele foi preso após ser acusado de estupro e agressão sexual na Espanha.

Entenda prisão preventiva de Daniel Alves por suposta agressão sexual na Espanha

Entenda prisão preventiva de Daniel Alves por suposta agressão sexual na Espanha

A denúncia foi feita por uma jovem espanhola de 23 anos, que não teve a identidade divulgada. Ela afirma que foi estuprada por ele no banheiro de uma boate, em Barcelona. Segundo a imprensa espanhola, a jovem chamou o segurança do local, foi ao hospital, e os exames confirmaram o estupro.

O caso envolve depoimentos contraditórios, a existência de uma tatuagem íntima e outras polêmicas.

Na defesa do atleta está um dos advogados criminalistas mais famosos da Espanha, conhecido por conseguir acordos judiciais e ter atuado em casos midiáticos, como o do jogador argentino Lionel Messi, acusado de fraude fiscal quando jogava no Barcelona. Entenda tudo que envolve a investigação aqui

Dias mais curtos e um alerta global 

O núcleo da Terra parou de girar mais rápido do que o próprio planeta. É o que aponta um estudo feito a partir de dados de terremotos, realizado por Yi Yang e Xiaodong Song, sismólogos da Universidade de Pequim. O artigo científico foi publicado pela revista “Nature Geoscience”, e o resultado foi uma surpresa para os próprios autores. A dupla de pesquisadores estuda o fenômeno desde 1995.

O núcleo interno da Terra é feito principalmente de ferro sólido e pode girar separadamente das partes externas do planeta — Foto: Johan Swanepoel/SPL

A descoberta implicaria em mudanças nos campos gravitacionais e magnéticos da Terra e poderia ter consequências geofísicas mais amplas, como a alteração na duração de um dia completo em algumas frações de segundo. Isso porque a duração de um dia está diretamente ligada ao movimento de rotação da Terra em torno do próprio eixo (que dura 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimo de segundo). Leia mais sobre o trabalho dos pesquisadores chineses

Imagine o susto: um raio atinge a antena de um carro, passa para o sistema elétrico e cria um curto-circuito. O resultado? Um incêndio que derreteu o painel do veículo e um para-brisa destruído por causa da força da descarga elétrica. Isso aconteceu com um motorista que dirigia na BR-020, entre as cidades de Posse e Simolândia, no nordeste de Goiás. O homem, que não quis se identificar, saiu ileso. 

Caminhonete fica ‘derretida’ por dentro após ser atingida por raio em rodovia de Goiás

Caminhonete fica ‘derretida’ por dentro após ser atingida por raio em rodovia de Goiás

“A questão X é o campo elétrico. As cargas que vêm do raio se posicionam de uma forma que toda a carga elétrica que atinge um recipiente metálico fechado será mandada para a parte externa, de tal forma que não vai eletrocutar uma pessoa”, disse o professor de física George Fontenelle.

“As cargas se concentram só na superfície, elas não entram no sistema [carro] mesmo que tenha matéria, como os bancos, etc. A pessoa que está dentro do carro fica isolada”, complementou Welder Jorge, também professor.

O robô conversador que tem resposta para (quase) tudo

Você já foi apresentado ao ChatGPT? O robô conversador vem ganhando holofotes por ser capaz de realizar um grande número de tarefas em poucos segundos e, às vezes, tão bem ou melhor do que um humano — como fazer contas de matemática e escrever códigos em linguagens de programação. 

ChatGPT: como usar o robô no dia a dia

ChatGPT: como usar o robô no dia a dia

O ChatGPT pode ser testado em um site, de graça. Mais de 1 milhão de pessoas já fizeram isso. Mas, no futuro, ele deverá ser uma ferramenta que vai fazer parte de aplicativos que a gente já usa no dia a dia.

Confusão para o show do RBD

As vendas de ingressos para shows do grupo RBD causaram confusão no Rio de Janeiro e em São Paulo, nesta sexta-feira (27). A banda deve se apresentar no Brasil apenas em novembro, mas os bilhetes para os shows já começaram a ser vendidos.

Fãs brigam em fila para compra de ingressos para show do RBD e imagens viralizam

Fãs brigam em fila para compra de ingressos para show do RBD e imagens viralizam

VÍDEOS: Mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

nas-regioes-ocupadas-pela-russia,-civis-ucranianos-sao-detidos-sem-motivo-aparente

G1 Mundo

Nas regiões ocupadas pela Rússia, civis ucranianos são detidos sem motivo aparente

Homens em uniformes militares levaram Vita Hannych, de 45 anos, para longe de casa no leste da Ucrânia em abril. Ela nunca voltou. Sua família soube mais tarde que Hannych, que há muito sofre de convulsões por causa de um cisto cerebral, está sob custódia na parte ocupada pelos russos da região de Donetsk. Kapatsyna disse à Associated Press que ainda não está claro por que sua mãe, "uma pessoa […]

today28 de janeiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%