G1 Mundo

Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, diz que suas tropas estão vencendo os russos

today4 de agosto de 2023 3

Fundo
share close

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (3) que a contra-ofensiva de suas tropas enfrenta forte resistência, mas está se impondo diante dos ocupantes russos.

“Os ocupantes tentam frear nossos meninos com todas as suas forças. Os combates são muito violentos”, mas “pouco importa o que o inimigo faça, o Exército ucraniano está se impondo”, afirmou ele. O presidente da Ucrânia também diz que no sul do país “tudo é difícil”.

A Ucrânia lançou uma contra-ofensiva em junho para tentar recuperar territórios perdidos no leste do país desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, embora seu progresso seja modesto até o momento.



Secretário de Estado dos EUA

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou que o governo russo promove uma chantagem por interromper o acordo para exportação de grãos da Ucrânia.

Blinken fez essa observação durante uma sessão do Conselho de Segurança da ONU.

Ele afirmou que a Rússia está atacando o sistema alimentar mundial desde sua invasão à Ucrânia em fevereiro do ano passado e sua saída da Iniciativa Grãos do Mar Negro em julho. Esse acordo permitia a exportação de cereais ucranianos no último ano.

Em resposta, o embaixador adjunto russo, Dmitri Polyanskiy, afirmou que as sanções ocidentais também estão impactando as exportações de fertilizantes e alimentos russos. Ele disse que, enquanto esses obstáculos não forem eliminados, será difícil abordar os problemas da segurança alimentar mundial.

Aumento dos preços dos cereais

Os preços dos cereais já subiram mais de 8% em todo o mundo desde o fim do acordo, segundo Blinken. Para combater a insegurança alimentar, os EUA pretendem divulgar um comunicado condenando o uso de alimentos como arma de guerra, assinado por 91 países. Além disso, anunciaram a destinação de 362 milhões de dólares para financiar programas de combate à insegurança alimentar e desnutrição em países africanos e no Haiti.

Atualmente, cerca de 345 milhões de pessoas em 79 países sofrem de insegurança alimentar aguda, sendo que os conflitos armados e os efeitos da mudança climática são fatores contribuintes para essa situação.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

operacao-escudo-completa-uma-semana-com-128-presos-e-16-mortos-na-baixada-santista

G1 Santos

Operação Escudo completa uma semana com 128 presos e 16 mortos na Baixada Santista

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), em sete dias de operação a polícia vistoriou 2.566 automóveis, dos quais 175 foram removidos e 1.421 motocicletas, das quais 138 foram recolhidas. Dez veículos com queixa de furto ou roubo foram localizados. Até esta quinta-feira (3) foram apreendidas 21 armas, entre pistolas e fuzis, e ainda cerca de 416 kg de drogas. No que diz respeito às mortes, a […]

today4 de agosto de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%