G1 Mundo

Votação de eleições para presidente na Turquia é encerrada

today28 de maio de 2023 9

Fundo
share close

Com 99,06% das urnas apuradas, Erdogan lidera com 52,07% enquanto Kilicdaroglu tem 47,93%.

Montagem mostra Recep Tayyip Erdogan e Kemal Kilicdaroglu em atos de campanha na Turquia em maio de 2023 — Foto: Reuters



No primeiro turno, Erdogan teve 49,5% dos votos enquanto Kilicdaroglu teve 44,9%.

Para tentar tirar Erdogan do poder, Kilicdaroglu firmou parceria com outros seis partidos para conseguir montar uma base de oposição sólida.

Mas, com o apoio do terceiro colocado nas eleições à Erdogan, as possibilidades de virada são mais remotas.

Cédula de votação mostra opções para a presidência na Turquia. Na foto, Recep Tayyip Erdogan e Kemal Kilicdaroglu são opções — Foto: Hannah McKay/REUTERS

No primeiro turno, metrópoles como a capital Ancara e Istambul, Izmir, na costa oeste, e o leste, com a maioria curda, votaram majoritariamente na oposição. O centro do país, o coração conservador do país, defende Erdogan.

A direita religiosa, que representa mais da metade da sociedade turca, se reconhece em Erdogan, que tem nas mãos a maioria dos órgãos da imprensa do país.

Bancada de mesário mostra cédula de votação para o segundo turno na Turquia — Foto: Hannah McKay/REUTERS

Membro da Otan, a Turquia, com 85 milhões de habitantes, ocupa uma posição importante e muito estratégica na aliança militar, pela sua peculiaridade geográfica. O país fica na fronteira entre o Ocidente e Oriente. Uma pequena parte do seu território esta na Europa e grande parte na Ásia. Os resultados das eleições ali interessam ao mundo.

Estas eleições decidirão não apenas quem lidera a Turquia, mas também como ela é governada, para onde sua economia irá depois de sua moeda cair para um décimo de seu valor em relação ao dólar em uma década, e a forma de sua política externa, que viu a Turquia enfurecer o Ocidente ao cultivar laços com a Rússia e os países do Golfo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

operacao-no-porto-de-santos-tem-apoio-de-helicoptero-com-‘visao-noturna’-e-apreende-251-kg-de-cocaina;-video

G1 Santos

Operação no Porto de Santos tem apoio de helicóptero com ‘visão noturna’ e apreende 251 kg de cocaína; VÍDEO

Uma operação realizada em dois dias no Porto de Santos resultou na apreensão de 251 kg de cocaína neste domingo (28). A droga estava escondida em um compartimento debaixo d’água em um navio. A Polícia Federal vai instaurar inquérito para dar continuidade das investigações. Não há informações sobre presos. O trabalho foi realizado por equipes da Receita e Polícia Federal, Marinha do Brasil, Polícia Militar e Polícia Ambiental. Um helicóptero […]

today28 de maio de 2023 25

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%