G1 Mundo

Vulcão entra em erupção em Grindavik, na Islândia; VÍDEO

today19 de dezembro de 2023 1

Fundo
share close

Um vulcão entrou em erupção na península de Reykjanes, na Islândia, nesta segunda-feira (18). Um vídeo mostra o momento exato do início da erupção. Veja no vídeo acima.

As autoridades da Islândia informaram que erupção aconteceu próximo à cidade de Grindavik, às 22h17, pelo horário local (18h17 em Brasília).

O serviço meteorológico informou que o fenômeno foi precedido de um terremoto. As autoridades disseram que uma fissura de 4 km de extensão foi aberta, expelindo de 100 a 200 metros cúbicos de lava por segundo.



O volume de lava registrado ficou acima da média de erupções anteriores, segundo especialistas. Por volta das 3h desta terça-feira (19), as autoridades informaram que a atividade do vulcão estava diminuindo.

“O fato de a atividade estar diminuindo não é uma indicação de quanto tempo a erupção irá durar, mas sim que a erupção está atingindo um estado de equilíbrio”, informou o serviço meteorológico.

Vulcão entrou em erupção na península de Reykjanes — Foto: Icelandic Met Office

Um helicóptero da guarda costeira foi acionado e sobrevoou a região. A polícia e a defesa civil orientaram as pessoas para que não se aproximassem da área.

Não há registros de estragos ou feridos. Além disso, os moradores de Grindavik foram retirados da cidade em novembro. Atrações turísticas também estão fechadas, incluindo um spa famoso da região.

TV estatal da Islândia mostra erupção de vulcão perto da cidade de Grindavik

TV estatal da Islândia mostra erupção de vulcão perto da cidade de Grindavik

Desde outubro, terremotos atingem a região da península de Reykjanes. Os tremores foram se intensificando ao longo dos dias. Entre 8 e 9 de novembro, por exemplo, 1.400 sismos foram registrados.

Os terremotos deixaram Grindavik cheia de rachaduras. Imóveis e ruas da cidade ficaram danificados. A cidade fica a apenas 54 km da capital Reykjavik.

No fim de novembro, com a diminuição dos terremotos, as autoridades chegaram a diminuir o nível de risco que o vulcão representava para a cidade. Moradores também foram autorizados a retornarem para buscar pertences.

Nos anos anteriores, outras erupções também foram registradas na região. No entanto, os fenômenos aconteceram de forma controlada, em áreas despovoadas e sem deixar estragos.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bandidos-se-assustam-durante-roubo,-levam-‘tapa’-de-vitima-e-abandonam-assalto-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Bandidos se assustam durante roubo, levam ‘tapa’ de vítima e abandonam assalto no litoral de SP; VÍDEO

Um vídeo, que circula nas redes sociais, mostra dois bandidos 'assustados' durante um roubo de uma moto em Santos, no litoral de São Paulo. Nas imagens, obtidas pelo g1 nesta terça-feira (19), é possível ver que, apesar de ameaçarem estar armados, um dos criminosos levou um 'tapa' da vítima antes de fugir correndo com o comparsa (assista acima). O caso aconteceu na Avenida Getúlio Dornelles Vargas, em local próximo ao […]

today19 de dezembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%