G1 Mundo

Vulcão entra em erupção na Islândia pela segunda vez em um mês

today8 de fevereiro de 2024 7

Fundo
share close

Fenômeno foi registrado na península de Reykjanes, nesta quinta-feira (8). Última erupção aconteceu em 14 de janeiro, fazendo com que 4 mil pessoas deixassem suas casas.


TV pública da Islândia mostra erupção de vulcão, em 8 de fevereiro de 2024 — Foto: RUV.is/Reprodução



Um vulcão entrou em erupção na Islândia pela segunda vez em um mês, nesta quinta-feira (8). O fenômeno foi registrado na península de Reykjanes. Imagens divulgadas pela TV pública RÚV mostram a lava saindo de fissuras no solo.

A última vez que o vulcão entrou em erupção foi no dia 14 de janeiro, durando dois dias. À época, a lava chegou a atingir os arredores da cidade de Grindavik, incendiando algumas casas. Cerca de 4 mil pessoas precisaram deixar a região.

Ainda não há informações sobre se os moradores de Grindavik serão novamente afetados pela erupção.

A Islândia possui mais de 30 vulcões ativos. Em novembro de 2023, o país começou a construir diques para ajudar a desviar o fluxo de lava para longe de áreas residenciais e infraestruturas.

Terremotos nos últimos meses

No fim de 2023, terremotos atingiram a região da península de Reykjanes. Os tremores foram se intensificando ao longo dos dias. Entre 8 e 9 de novembro, por exemplo, 1.400 sismos foram registrados.

Os terremotos deixaram Grindavik cheia de rachaduras. Imóveis e ruas da cidade ficaram danificados. A cidade fica a apenas 54 km da capital Reykjavik.

No fim de novembro, com a diminuição dos terremotos, as autoridades chegaram a diminuir o nível de risco que o vulcão representava para a cidade. Moradores também foram autorizados a retornarem para buscar pertences.

Nos anos anteriores, outras erupções também foram registradas na região. No entanto, os fenômenos aconteceram de forma controlada, em áreas despovoadas e sem deixar estragos.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

partido-de-milei-apresenta-projeto-para-revogar-aborto-na-argentina-e-propoe-prisao-a-mulheres

G1 Mundo

Partido de Milei apresenta projeto para revogar aborto na Argentina e propõe prisão a mulheres

Deputados argentinos do partido "A Liberdade Avança", do presidente Javier Milei, apresentaram um projeto para revogar a lei do aborto legal na Argentina. O projeto foi protocolado na segunda-feira (5), mas ganhou repercussão nesta quarta-feira (7), após o revés na Lei "Ómnibus". O projeto apresentado pelos deputados governistas revoga completamente a lei e prevê pena de prisão a médicos ou profissionais de saúde que realizarem o procedimento, além de mulheres […]

today8 de fevereiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%