G1 Mundo

Wado de Pedro, ministro do Interior da Argentina, se lança à presidência como candidato de Cristina Kirchner

today22 de junho de 2023 4

Fundo
share close

Eduardo de Pedro, conhecido pelo apelido Wado, o ministro do Interior da Argentina, anunciou nesta quinta-feira (22) que é pré-candidato à presidência pela frente de partidos que hoje estão no governo.

Wado é o pré-candidato de Cristina Kirchner, a atual vice-presidente e uma figura central na política argentina. O candidato a vice é o governador do estado de Tucumán, Juan Manzur.

O atual presidente, Alberto Fernández, não vai concorrer à reeleição.



Wado de Pedro provavelmente enfrentará Daniel Scioli nas prévias. Scioli foi governador do estado de Buenos Aires e, mais recentemente, embaixador no Brasil. Ele já concorreu à presidência uma vez, em 2015, quando foi derrotado por Maurício Macri.

Anúncio da candidatura de Wado

O anúncio da candidatura foi feito nos perfis de redes sociais do próprio Wado de Pedro. “É preciso voltar a representar e defender o país. Nós recuperamos a esperança e o orgulho de ser argentino. Quero ser seu presidente, o presidente de todas as famílias argentinas”, ele afirmou.

De acordo com a mídia argentina, Cristina Kirchner estava em dúvida entre três políticos:

  • Wado de Pedro, o ministro do Interior,
  • Axel Kicillof, governador do estado de Buenos Aires e
  • Sergio Massa, ministro da Economia

Scioli, o outro pré-candidato que já se lançou, concorre sem o apoio de Cristina.

Na Argentina, todas as coligações são obrigadas a fazer uma votação primária –mesmo se houver um só candidato.

Essa votação é conhecida pela sigla Paso (Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias). Os eleitores são obrigados a votar. No local de votação, eles escolhem qual será a coligação na qual eles vão votar. Por isso, a Paso é tida como uma prévia do que vai acontecer nas eleições.

  • 11 de agosto: Paso;
  • 22 de outubro: Primeiro turno
  • 19 de novembro: Segundo turno

A Argentina está lutando contra uma inflação que pode fechar o ano perto de 150%, reservas cada vez menores do banco central que colocam em risco a capacidade do Estado de fazer pagamentos, pobreza de 40% e o impacto de uma seca histórica recente nas exportações de grãos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

marinha-dos-eua-detectou-implosao-de-submarino-da-oceangate-dias-atras,-diz-jornal

G1 Mundo

Marinha dos EUA detectou implosão de submarino da OceanGate dias atrás, diz jornal

“A Marinha dos EUA conduziu uma análise de dados acústicos e detectou uma anomalia consistente com uma implosão ou explosão nas proximidades de onde o submersível Titan estava operando quando as comunicações foram perdidas”, disse um oficial da marinha dos EUA ao jornal. “Embora não sejam definitivas, essas informações foram imediatamente compartilhadas com o Comandante do Incidente para auxiliar na missão de busca e resgate em andamento", afirmou o oficial. […]

today22 de junho de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%