G1 Mundo

Xi Jinping deseja melhoras a Lula após cancelamento de visita à China

today27 de março de 2023 6

Fundo
share close

O presidente da China, Xi Jinping, desejou melhoras a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o presidente brasileiro cancelar a viagem ao país asiático por conta de um diagnóstico de broncopneumonia e de influenza. Em post numa rede social de Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, neste domingo (26), o líder chinês reiterou que espera que o encontro ocorra o quanto antes.

“No dia 26, o Presidente Xi Jinping enviou mensagem ao Presidente Lula, que adiou visita à China em razão da influenza e pneumonia, para lhe manifestar solidariedade cordial, desejar melhoras e dar boas-vindas a uma visita o mais cedo possível e em data oportuna para ambos lados”, disse Hua Chunying.

Lula estava com viagem marcada à China para sábado (25), mas foi diagnosticado com broncopneumonia dois dias antes, na quinta-feira (23), e precisou reagendar para este domingo. No sábado, o presidente constatou também a infecção viral por influenza A. O presidente, então, decidiu cancelar o encontro com Xi Jinping, sem uma nova data, após conversa com seu médico, Kalil Filho, e com a médica da presidência, Ana Helena Germoglio, que recomendaram que ele ficasse no Brasil e concluísse o tratamento.



De acordo com Germoglio, a decisão de adiar a viagem levou em conta o fato de que Lula está com uma doença viral, que pode ser transmitida, e também que uma viagem longa de avião poderia levar a um agravamento do quadro.

Infectologista diz que o presidente Lula está respondendo bem ao tratamento de pneumonia

Infectologista diz que o presidente Lula está respondendo bem ao tratamento de pneumonia

A broncopneumonia é uma doença inflamatória nos pulmões causada por vírus, bactérias ou fungos ou pela inalação de substâncias que comprometam as estruturas pulmonares. Em alguns casos, a infecção causada por vírus e bactéria pode ocorrer ao mesmo tempo, como no caso do presidente.

Na agenda de Lula estavam previstos um discurso no Fórum China-Brasil de Desenvolvimento Sustentável, já na segunda-feira (27), e a reunião bilateral com Xi Jinping na terça (28).

Com o adiamento do presidente brasileiro, outras autoridades, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também cancelaram a visita à China.

Já o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, está em Pequim e deve cumprir toda a agenda prevista, segundo a assessoria. A programação do grupo de empresários que faria parte da comitiva também será mantida, segundo a Presidência




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-populacao-em-queda-significa-para-ambicoes-economicas-da-china

G1 Mundo

O que população em queda significa para ambições econômicas da China

Quando pergunto o motivo, ela ri: "Acho que é porque meus parentes nunca se casaram ou são divorciados". Esse parece ser um sentimento comum entre as mulheres que moram nas cidades chinesas. Uma pesquisa da Liga da Juventude Comunista da China, realizada em 2021, entrevistou quase 3 mil pessoas com 18 a 26 anos de idade. Mais de 40% das mulheres jovens que moram nas cidades não tinham planos de […]

today27 de março de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%