G1 Mundo

Zelensky visita Polônia para angariar apoio regional

today5 de abril de 2023 6

Fundo
share close

Além de ter aberto as fronteiras para receber mais de um milhão de refugiados ucranianos nos últimos 13 meses de guerra, a Polônia também chamou a atenção do Ocidente para a guerra e angariou parte do apoio político e militar de países europeus ao governo de Zelensky.

O assessor do governo polonês, Marcin Przydacz, afirmou que a visita “é um sinal de confiança e de agradecimento à Polônia e aos poloneses”.

Zelensky chegou a Varsóvia pela manhã e se reunirá ainda nesta quarta com o presidente do país, Andrzej Duda. O líder ucraniano também terá um encontro com refugiados ucranianos e líderes empresariais que podem estar envolvidos na reconstrução da Ucrânia.



Além de receber refugiados, a Polônia, que é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), desempenhou um papel importante em persuadir outras potências ocidentais a fornecer tanques de guerra e outras armas à Ucrânia.

As entregas militares polonesas foram vitais para a Ucrânia se defender e lutar contra as forças russas que invadiram a fronteira ucraniana em fevereiro de 2022. Faixas da Ucrânia permanecem ocupadas no sul e no leste.

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse na terça-feira que Kiev estava grata à Polônia por abrir caminho para entregas de caças MiG.

Autoridades ucranianas também pressionaram por caças F-16, para aumentar a capacidade de Kiev de atingir unidades de mísseis russos com foguetes fabricados nos Estados Unidos, mas Przydacz disse que a Polônia não decidirá tão cedo se enviará algum.

“Os F-16 estão protegendo os céus da Polônia.” ele disse. “Não há absolutamente nenhuma decisão nesse estágio.”

Caças F-16, em foto de arquivo — Foto: Reuters

Autoridades polonesas disseram que as negociações por mais apoio se concentrarão agora nas linhas de frente ucranianas, no apoio internacional e na cooperação econômica.

O gabinete presidencial da Ucrânia, que evita mencionar os planos de viagem de Zelensky com antecedência por motivos de segurança, não divulgou a agenda oficial da visita ao país vizinho.

Uma esmagadora maioria de poloneses apoia os ucranianos na guerra com a Rússia. Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos, 82% dos cidadãos do país acham que a Otan e os países da União Européia devem apoiar a Ucrânia até que o país vença a guerra.

No entanto, a visita de Zelensky ocorre em meio ao incômodo crescente na Polônia rural com o impacto das importações de grãos ucranianos, que derrubaram os preços em vários estados da ala leste da UE.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quem-e-karen-mcdougal,-segunda-mulher-citada-em-processo-criminal-de-trump

G1 Mundo

Quem é Karen McDougal, segunda mulher citada em processo criminal de Trump

De acordo com documentos judiciais, um pagamento foi feito em nome de Trump para a "Mulher 1" — que as evidências sugerem ser Karen McDougal. McDougal é uma ex-modelo da Playboy e, assim como Daniels, alegou que teve um affair com Trump. Ela disse que durou 10 meses. E o ex-presidente nega que isso tenha acontecido. A seguir, está o que sabemos sobre McDougal — e como ela está envolvida […]

today5 de abril de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%