G1 Santos

14ª Tarrafa Literária reúne mais de 20 autores de todo país em Santos, SP

today16 de novembro de 2022 20

Fundo
share close

O festival Tarrafa Literária, um dos principais eventos gratuitos da literatura no Brasil, começa nesta quarta-feira (16) em Santos, no litoral de São Paulo. Mais de 30 autores foram convidados e até domingo (20) ocorrem mesas redondas e discussões sobre a diversidade da produção literária atual. Neste ano, o homenageado é o cartunista Arnaldo Angeli Filho.

O evento acontece no Sesc Santos, na Rua Conselheiro Ribas, 136, na Aparecida, e no Teatro Guarany, localizado na Praça dos Andradas, 100. O evento volta a acontecer presencialmente após duas edições realizadas em formato online, devido à pandemia da Covid-19. A programação também será transmitida diariamente pelo canal oficial da Tarrafa no Youtube.

Ao todo, serão 12 mesas para discutir a produção literária sob diversos pontos de vista, como jornalismo, ciência, ficção e literatura infantil. Dentre os convidados estão Itamar Vieira Jr., Juliana Dal Piva, Marcelo Rubens Paiva, Kátia Canton, Antonio Prata, Miguel Nicolelis, Rita Carelli e Andréa Del Fuego.



A abertura do festival acontece nesta quarta-feira, às 19h30, com uma homenagem à obra do cartunista Arnaldo Angeli Filho no teatro do Sesc Santos. Ele é o criador de personagens marcantes dos quadrinhos brasileiros – como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock e os Skrotinhos. O profissional também teve seu trabalho publicado em veículos de imprensa e para canais de televisão.

A mesa será mediada pelo trio Dan Stulbach, José Godoy e Luiz Gustavo Medina. Já a conversa terá a participação dos cartunistas Adão Iturrusgarai e Caco Galhardo. Além disso, o longa-metragem “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de César Cabral, será exibido no Cine Arte Posto 4, na Praia do Gonzaga, durante o festival.

Os ingressos poderão ser retirados com antecedência na Realejo Livros, localizada na Avenida Marechal Deodoro, 2, no Gonzaga, ou nos locais de realização das mesas.

A maior parte da programação do festival Tarrafa Literária acontece no Teatro Guarany, em Santos, no litoral de SP. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Confira a programação completa:

  • Mesa de Abertura: Homenagem a Angeli – às 19h no Teatro do Sesc Santos
  • Mesa 1: A escrita que grita. Combate na literatura, HQS e na vida – às 17h no Teatro Guarany
  • Mesa 2: A poesia da crônica, escrever e sentir, atingir o leito – às 19h no Teatro Guarany
  • Tarrafinha: Política e Saberes – às 14h no Teatro Guarany. Aberto para crianças de todas as idades, também para professores
  • Mesa 3: A Memória na Ficção, a Literatura real – às 17h no Teatro Guarany
  • Mesa 4: Cultura Popular Brasileira. Os Orixás e o Samba, algumas de nossas raízes – às 19h no Teatro Guarany
  • Mesa 5: As minhas personagens são minhas? – às 15h no Teatro Guarany
  • Mesa 6: A Lupa da História – às 17h no Teatro Guarany
  • Mesa 7: Parem as Máquinas, o jornalismo investigativo – às 19h no Teatro Guarany
  • Mesa 8: Ideias filosóficas e a pandemia. A busca pelo conhecimento – às 15h no Teatro Guarany
  • Mesa 9: A Terra Arada, a literatura que olha por nós – às 17h, no Teatro Guarany
  • Mesa 10: Cérebro no comando – às 19h, no Teatro Guarany

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

anvisa-autoriza-desembarque-de-tripulantes-de-navios-que-atracam-no-porto-de-santos,-sp

G1 Santos

Anvisa autoriza desembarque de tripulantes de navios que atracam no Porto de Santos, SP

Os tripulantes que estão em navios cargueiros, que atracam no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, foram autorizados a desembarcar das embarcações. De acordo com o Sindicato Agências Navegação Marítima Estado São Paulo (Sindamar), a medida vai permitir acesso a cidade e a melhorar a economia local. Antes da nova decisão, os tripulantes estavam com as restrições da Covid-19, exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo […]

today16 de novembro de 2022 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%