O festival Tarrafa Literária, um dos principais eventos gratuitos da literatura no Brasil, começa nesta quarta-feira (16) em Santos, no litoral de São Paulo. Mais de 30 autores foram convidados e até domingo (20) ocorrem mesas redondas e discussões sobre a diversidade da produção literária atual. Neste ano, o homenageado é o cartunista Arnaldo Angeli Filho.
O evento acontece no Sesc Santos, na Rua Conselheiro Ribas, 136, na Aparecida, e no Teatro Guarany, localizado na Praça dos Andradas, 100. O evento volta a acontecer presencialmente após duas edições realizadas em formato online, devido à pandemia da Covid-19. A programação também será transmitida diariamente pelo canal oficial da Tarrafa no Youtube.
Ao todo, serão 12 mesas para discutir a produção literária sob diversos pontos de vista, como jornalismo, ciência, ficção e literatura infantil. Dentre os convidados estão Itamar Vieira Jr., Juliana Dal Piva, Marcelo Rubens Paiva, Kátia Canton, Antonio Prata, Miguel Nicolelis, Rita Carelli e Andréa Del Fuego.
A abertura do festival acontece nesta quarta-feira, às 19h30, com uma homenagem à obra do cartunista Arnaldo Angeli Filho no teatro do Sesc Santos. Ele é o criador de personagens marcantes dos quadrinhos brasileiros – como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock e os Skrotinhos. O profissional também teve seu trabalho publicado em veículos de imprensa e para canais de televisão.
A mesa será mediada pelo trio Dan Stulbach, José Godoy e Luiz Gustavo Medina. Já a conversa terá a participação dos cartunistas Adão Iturrusgarai e Caco Galhardo. Além disso, o longa-metragem “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de César Cabral, será exibido no Cine Arte Posto 4, na Praia do Gonzaga, durante o festival.
Os ingressos poderão ser retirados com antecedência na Realejo Livros, localizada na Avenida Marechal Deodoro, 2, no Gonzaga, ou nos locais de realização das mesas.
A maior parte da programação do festival Tarrafa Literária acontece no Teatro Guarany, em Santos, no litoral de SP. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
Confira a programação completa:
- Mesa de Abertura: Homenagem a Angeli – às 19h no Teatro do Sesc Santos
- Mesa 1: A escrita que grita. Combate na literatura, HQS e na vida – às 17h no Teatro Guarany
- Mesa 2: A poesia da crônica, escrever e sentir, atingir o leito – às 19h no Teatro Guarany
- Tarrafinha: Política e Saberes – às 14h no Teatro Guarany. Aberto para crianças de todas as idades, também para professores
- Mesa 3: A Memória na Ficção, a Literatura real – às 17h no Teatro Guarany
- Mesa 4: Cultura Popular Brasileira. Os Orixás e o Samba, algumas de nossas raízes – às 19h no Teatro Guarany
- Mesa 5: As minhas personagens são minhas? – às 15h no Teatro Guarany
- Mesa 6: A Lupa da História – às 17h no Teatro Guarany
- Mesa 7: Parem as Máquinas, o jornalismo investigativo – às 19h no Teatro Guarany
- Mesa 8: Ideias filosóficas e a pandemia. A busca pelo conhecimento – às 15h no Teatro Guarany
- Mesa 9: A Terra Arada, a literatura que olha por nós – às 17h, no Teatro Guarany
- Mesa 10: Cérebro no comando – às 19h, no Teatro Guarany
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)