G1 Mundo

78 pessoas morreram durante semana de inverno rigoroso no Afeganistão, diz Talibã

today22 de janeiro de 2023 12

Fundo
share close

Shafiullah Rahimi, porta-voz do Talibã do Ministério de Gestão de Desastres Naturais, disse que as mortes ocorreram desde 10 de janeiro. Mais de 75.000 cabeças de gado também morreram como resultado do frio, disse Rahimi.

Ele estimou que o Talibã tentou alcançar e ajudar mais de 1 milhão de pessoas em todo o país e “ainda está fazendo o possível para apoiar mais famílias durante este frio intenso”.

A tomada do poder pelo Talibã em agosto de 2021 colocou a economia do Afeganistão em parafuso e transformou o país financeiramente, deixando milhões à margem da pobreza e da fome.



Metade da população do Afeganistão, ou seja, 24 milhões de pessoas, precisa de ajuda humanitária, segundo a Cruz Vermelha.

Criança afegã de pé no meio de quintal coberto com neve em Cabul, no Afeganistão — Foto: Ali Khara/REUTERS

Sanções aos governantes do Talibã, suspensão de transferências bancárias e bilhões congelados nas reservas monetárias do Afeganistão já restringiram o acesso a instituições globais e ao dinheiro externo que sustentava a economia local que era dependente de ajuda até a retirada das forças dos EUA e da OTAN.

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários disse na quinta-feira que o clima extremamente frio no Afeganistão matou milhares de cabeças de gado nas regiões leste, oeste e norte.

As previsões dizem que as temperaturas cairão para -35 C° em partes do Afeganistão neste fim de semana.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

justica-da-florida-multa-donald-trump-por-ele-entrar-com-processos-frivolos-com-motivacao-politica

G1 Mundo

Justiça da Flórida multa Donald Trump por ele entrar com processos frívolos com motivação política

O juiz Donald Middlebrooks afirmou que Trump costumeiramente abusa da boa fé da Justiça com processos frívolos que têm propósitos políticos. Isso, disse o juiz, atrapalha o sentido das regras da lei e na prática implica obstrução da Justiça. O ex-presidente dos EUA Donald Trump durante o anúncio de que concorrerá à candidatura republicana à Presidência do país em 2024. — Foto: Rebecca Blackwell/ AP A Justiça do estado da […]

today22 de janeiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%