G1 Mundo

8 caminhões com ajuda humanitária devem entrar na Faixa de Gaza pela passagem de Rafah

today27 de outubro de 2023 3

Fundo
share close

O comboio irá se somar aos 12 caminhões com água, alimentos, medicamentos e insumos que atravessaram a passagem de Rafah em direção a Faixa de Gaza na manhã de quinta-feira (26), segundo a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino.

“Esperamos mais oito caminhões ou mais hoje”, disse Lynn Hastings, coordenadora humanitária da ONU para o Território Palestino Ocupado, a repórteres em Genebra.

Segundo o organismo, cerca de 74 caminhões com ajuda humanitária já foram autorizados a entrar na Faixa de Gaza desde o início do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro.



O fornecimento de combustível, no entanto, segue proibido pelas autoridades israelenses.

Segundo a ONU, seriam necessários que, pelo menos, 100 caminhões entrassem diariamente em Gaza, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, para atender a população com alimentos, água e combustível.

Na mesma região onde estão entrando os caminhões, há pessoas que estão aguardando a abertura da fronteira para um corredor humanitário, incluindo brasileiros, que estão em cidades da região sul de Gaza, próximo a Rafah.

O que é a passagem de Rafah

Ajuda humanitária — Foto: g1

Os postos de controle conhecidos como passagem de Rafah são o único lugar em que é possível cruzar do Egito para a Faixa de Gaza, ou ao contrário, e ficam localizados na cerca de quase 13 km que separa o território palestino da península do Sinai.

A passagem é a única que não é controlada por Israel, mas tanto os israelenses quanto os egípcios já mantinham o local fortemente controlado antes da guerra. São quase 17 anos de controle por ar, terra e mar imposto contra o território, mantendo a Faixa de Gaza praticamente isolada do resto do mundo.

O bloqueio total em resposta ao ataque do Hamas piorou a situação. Mais de 1 milhão de palestinos deixaram suas casas no norte do território palestino após as ordens de evacuação de Israel.

Rafah, cidade fronteiriça ao sul, se tornou a única esperança para quem tenta deixar Gaza. É lá que estão milhares de palestinos e centenas de estrangeiros, incluindo brasileiros, que esperam resgate.

No início do conflito, Israel bombardeou os postos de controle, o que tornou a movimentação por Rafah mais difícil. Agora, o governo do Egito está realizando obras nas estradas para garantir a passagem dos caminhões que levam ajuda.

Máquinas para reparar estradas foram enviadas, através da fronteira de Rafah, para preparar a passagem.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

preco-do-azeite-de-oliva-sobe-no-mundo-e-espanha-tem-ate-roubos-de-cargas-de-azeitonas

G1 Mundo

Preço do azeite de oliva sobe no mundo e Espanha tem até roubos de cargas de azeitonas

Esse encarecimento é causado pela seca na Europa, que sofre a terceira grande queda na colheita das oliveiras consecutiva devido às altas temperaturas. O Brasil é o segundo maior importador de azeite do mundo, segundo o Conselho Oleícola Internacional (COI). Apenas 1% do que é consumido no país é plantado nele mesmo. Por isso, o preço do azeite no mercado interno acaba sendo influenciado pelo que acontece nos principais países […]

today27 de outubro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%