No pé do morro, galeria de drenagem pré-moldada e serviços de macrodrenagem já estão concluídos
Começou uma nova etapa nas obras de contenção do Morro Barreira do João Guarda: a contenção das encostas. O local foi um dos mais afetados por deslizamentos na tempestade de março de 2020, que assolou diversos pontos da Baixada Santista. Com o projeto executivo concluído, foram realizadas a remoção dos materiais excedentes e limpeza do local. Agora, estão sendo feitos preparação do terreno para a execução com técnica de cortina de concreto atirantado, furos para os tirantes e caneletas para captação das águas pluviais.
A galeria de drenagem pré-moldada está concluída e está sendo concluído o serviço de microdrenagem que envolve o último quarteirão da Avenida Atlântica, com guias e sarjetas e bocas de lobo. Os serviços de macrodrenagem, que são as galerias e o canal no entorno só morro, já estão concluídos.
O repasse é de R$ 21.613.994,46 e será feito pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), do Governo Estadual, e R$ 12.151.237,24 do Tesouro Municipal, totalizando mais de R$ 33,7 milhões na obra.
Recursos
Há três anos, época da fatalidade no local, a Prefeitura realizou diversos pedidos solicitando a liberação de verbas para a realização das obras e, por meio da SDR, a Cidade obteve o recurso necessário.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra), as intervenções irão conter novos deslizamentos na área. “Serão utilizadas modernas técnicas de contenção, assim como foi feito no Morro do Macaco Molhado. Na época, foram realizados serviços como retirada de detritos, mas essa nova etapa consiste em impedir que novas ocorrências aconteçam nessa região durante as chuvas”, explica o titular da Seinfra.
Entre as técnicas utilizadas, estão cortina atirantada, solo grampeado com concreto projetado, solo grampeado verde (MacMat) e hidrossemeadura. Ainda serão realizadas obras complementares aos serviços de contenção, como a construção de escadas hidráulicas nas bordas do morro para diminuir a velocidade da água, que será direcionada em galeria de concreto pré-moldado para uma interligação no canal da Avenida Atlântica. O trecho ainda receberá pavimentação, guias e sarjetas e drenagem.
Publicar comentários (0)