O Município é pioneiro na adesão ao Mutirão de Cirurgias Eletivas do Governo Estadual, para redução da fila de espera de procedimentos represados durante os mais de dois anos de pandemia
A Prefeitura de Guarujá encaminhou 95 munícipes para triagem de cirurgia para retirada de pedra na vesícula (colecistectomia). As consultas de avaliação pré-anestésica (apa) foram realizadas no último sábado (30), no Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos. O equipamento é referência do Estado na Região. O processo de triagem é uma etapa pré-operatória e integra o Mutirão de Cirurgias Eletivas do Governo Estadual. Guarujá é pioneira na adesão.
O encaminhamento teve frequência de 100% dos pacientes, que foram sensibilizados, preparados e agendados pela Superintendência de Regulação, Controle e Remoção da Secretaria de Saúde de Guarujá. A próxima etapa é a realização do procedimento cirúrgico. A Secretaria aponta que muitos já saíram da consulta com a data da cirurgia marcada e outros precisarão fazer ou atualizar exames, mas com a certeza de realizar o procedimento cirúrgico.
O trabalho feito nos últimos três meses pela equipe de regulação foi exitoso. No mês de junho, foram realizadas 90 cirurgias eletivas pelo mutirão municipal no Hospital Santo Amaro (HSA) e, agora, 95 pacientes avançam uma etapa no pré-operatório. Com a medida, o Departamento Regional de Saúde (DRS) da Baixada Santista concedeu mais 25 vagas para o Município.
A participação de 100% dos pacientes de Guarujá nas consultas de avaliações pré-anestésicas (aps) foi comemorada pelo prefeito de Guarujá, médico gastroentereologista há 35 anos e servidor público municipal. “É com muita alegria que recebo essa notícia porque estamos salvando vidas. Há pessoas que morreram por descobrir tardiamente problemas na vesícula. A cirurgia é muito simples e o paciente tem alta no mesmo dia, o que não gera impacto de leitos e desafoga as unidades de Urgência e Emergência”, pontua.
Redução de filas de espera
A Prefeitura tem como meta aumentar a condição de efetuar as cirurgias eletivas represadas durante os mais de dois anos de pandemia. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde tem oportunizado todas as ofertas do Estado e da União para reduzir as filas de espera.
Guarujá é pioneira na adesão ao Mutirão de Cirurgias Eletivas do Governo Estadual. Entre as possibilidades, a Administração Municipal assinou, no início de junho, o Termo Aditivo com o Hospital Santo Amaro para a realização de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), prevendo mais de 250 procedimentos.
Publicar comentários (0)