G1 Mundo

‘A mim não importa, do ponto de vista dos Brics, quem ganhe a eleição na Argentina’, diz Lula após país aderir ao bloco

today24 de agosto de 2023 15

Fundo
share close

Atuais Brics aprovaram ingresso de Argentina e outros cinco países ao grupo, a partir de 2024. País vive eleição presidencial disputada em meio a crise econômica e descontrole da inflação.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (24) que, para o Brics, “não importa” qual candidato sairá vencedor das eleições argentinas no próximo mês de outubro.



A Argentina é um dos seis países que serão incorporados ao Brics a partir de janeiro de 2024 – a decisão foi tomadas pelos atuais membros nesta quinta.

Hoje, compõem o Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A partir de 2024, entram na lista: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

“A mim não importa do ponto de vista do Brics quem ganha as eleições na Argentina. Tudo mundo sabe que sou amigo do Alberto Fernández. O Brasil, enquanto Estado, vai negociar com o Estado argentino independentemente de quem seja o presidente. Pode ser que o presidente não queria negociar com o Brasil, é um direito livre e soberano dele, ninguém vai obrigar”, disse Lula.

Brics anuncia entrada de mais seis países

Brics anuncia entrada de mais seis países

Lula foi questionado se a inclusão da Argentina no Brics, nesse contexto e com defesa da diplomacia brasileira, não representava uma interferência internacional no cenário eleitoral do país vizinho.

“A responsabilidade que tomamos hoje, e é isso que dá seriedade à escolha da Argentina, é que a gente não está colocando a questão ideológica dentro do Brics. A gente está colocando a importância geopolítica de cada Estado. A Argentina é muito importante na relação com o Brasil e na relação com a América do Sul”, respondeu Lula.

“O Brics é uma realidade inexorável. Vai ter problemas? Vai. Vai ter gente que vai gostar mais ou menos? Vai. Mas isso é da política”, prosseguiu.

Argentina sente efeitos da vitória de extremista nas eleições primárias

Argentina sente efeitos da vitória de extremista nas eleições primárias

Candidatos argentinos e Brics

Na manhã desta quinta, a candidata à presidência da Argentina Patrícia Bullrich disse em um evento para empreendedores que se opõe à entrada do país no grupo.

“É necessário deixar claro que sou contrária à adesão aos Brics”, afirmou.

Os demais candidatos não se pronunciaram publicamente sobre a adesão ao bloco.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-antecipa-matriculas-para-ano-letivo-de-2024

G1 Santos

Santos antecipa matrículas para ano letivo de 2024

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, abriu inscrições para matrículas na rede municipal de ensino para o letivo de 2024. As vagas serão direcionadas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O prazo para cadastro vai até 15 de setembro. As inscrições devem ser realizadas nas Unidades Municipais de Ensino das 9h às 12h e das 13h às 16h. No caso […]

today24 de agosto de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%