G1 Mundo

A segurança dos EUA está em risco? O chefe da Inteligência da Câmara diz que sim

today15 de fevereiro de 2024 10

Fundo
share close

Numa rara e ao mesmo tempo preocupante declaração, o chefe do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes dos EUA, Mike Turner, afirmou que o país está sob séria ameaça à segurança nacional. Aliado de Donald Trump, o congressista republicano integra a chamada “Gangue dos Oito”, formada por líderes dos dois partidos na Câmara e do Senado, além de chefes de comitês de inteligência de ambas. Embora vago, o alerta de Turner, um forte defensor da segurança dos EUA, fez sentido e teve repercussões.

A mídia americana se desdobrou a publicar informações, baseadas em fontes anônimas do governo, relacionadas ao desejo russo de instalar uma arma nuclear no espaço para destruir satélites. Nos últimos anos, autoridades americanas alertaram sobre mísseis lançados com o objetivo de aniquilar satélites em órbita.

A Rússia conduziu um teste antissatélite em novembro de 2021, que atingiu um de seus próprios satélites, transformando-o em mais de 1.500 detritos orbitais. Na época, os EUA condenaram o teste com veemência chamando-o de “ato imprudente e perigoso, que põe em risco os interesses internacionais”.



Entre as consequências econômicas, autoridades americanas citaram os perigos para os satélites que fornecem serviços telefônicos e de banda larga, previsões meteorológicas e sistemas que sustentam operações financeiras. Ou seja, seria o prenúncio do caos global.

O alerta volta à tona com a declaração de Mike Turner, corroborada por notícias publicadas em off pela imprensa americana na mesma direção. O republicano disse que se encontraria com o presidente Joe Biden nesta quinta-feira para pressionar o governo a tirar, para membros do Congresso, o caráter confidencial destas informações.

Vale lembrar que os EUA e a então União Soviética assinaram em 1967 um tratado que proibia a instalação de armas nucleares ou armas de destruição em massa no espaço. Em fevereiro do ano passado, um ano após o início da guerra russa na Ucrânia, o presidente Vladimir Putin suspendeu a participação do país no último tratado de controle de armas nucleares com os EUA — o New START, firmado em 2010 e que deveria valer até 2026.

Vale observar também que, se confirmado o alerta divulgado pelo congressista Mike Turner de que a Rússia desenvolve um satélite que pode atacar outros, por tecnologia nuclear, a ameaça feita no fim de semana pelo ex-presidente Donald Trump contra a Otan terá sido um tiro no próprio pé.

Em mais uma de suas bravatas, o principal pré-candidato republicano à Casa Branca avisou que, se eleito, encorajaria a Rússia a fazer o que quiser contra os aliados da aliança atlântica que não cumprirem as metas de gastos de defesa.

Os integrantes europeus da Otan temem que um segundo mandato de Trump possa enfraquecer a aliança transatlântica. Mas Putin, por sua vez, mostra que não precisa dos conselhos do ex-presidente americano. Nesta quarta-feira, o presidente russo admitiu, numa entrevista, que prefere ver Biden, que já o chamou de assassino, a Trump na Casa Branca: “É uma pessoa mais experiente e previsível. Ele é um político da velha escola.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-policial-se-disfarca-de-ursinho-romantico-para-prender-suspeitas-de-trafico-de-drogas-no-peru

G1 Mundo

VÍDEO: Policial se disfarça de ursinho romântico para prender suspeitas de tráfico de drogas no Peru

Operação ocorreu durante o Valentine's Day nesta quarta-feira (14), e teve prisões e apreensão de drogas. As suspeitas que não suspeitaram da fantasia de urso. Policial se disfarça de ursinho para prender suspeitos de tráfico de drogas no Peru A Polícia Nacional do Peru aproveitou o Valentine's Day nesta quarta-feira (14) para realizar uma operação inusitada contra suspeitas de tráfico de drogas. Um policial se fantasiou de ursinho e atraiu […]

today15 de fevereiro de 2024 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%