Um açougue foi interditado e teve aproximadamente 100 kg de alimentos inutilizados após ser alvo da Vigilância Sanitária Municipal de Bertioga, no litoral de São Paulo. Um vídeo, obtido pelo g1 nesta segunda-feira (22), traz a denúncia de que o estabelecimento também ‘misturava’ carnes estragadas e as vendia aos clientes (assista acima).
O comércio fica localizado bairro Jardim Albatroz. O vídeo, que circula nas redes sociais, é narrado anonimamente por uma pessoa que alega ter trabalhado no estabelecimento e registrado irregularidades.
No conteúdo, o homem cita que os funcionários misturam as carnes ‘passadas’ e mostra os alimentos sendo arrastados em caixas no chão durante a limpeza do local.
“Toda carne passada eles mandam moer e colocar no meio da carne moída. Moela, tripa, fígado, o que for, eles mandam moer e jogar na carne moída de segunda”, afirmou o homem.
Açougue é interditado após denúncia sobre mistura de carnes estragadas em Bertioga, SP — Foto: Reprodução
No conteúdo, o suposto ex-funcionário alega que os contratados são instruídos a lavar peças de carne com cloro para que fiquem “branquinhas” e, inclusive, jogar sal na linguiça para conservar o aspecto ‘fresco’ do alimento.
“Quando a linguiça começa a ficar ‘passada’, ela fica melada e apresenta um odor terrível. Jogamos sal, lavamos, colocamos na câmara fria e, quando diminui bem a temperatura, [ela] sai como se estivesse nova, porém, pronta para dar problema em quem a consumir”, complementou.
Nas imagens, é possível ver também o momento em que carnes – dentro de caixas – são arrastadas no chão, que aparentava estar sendo lavado. De acordo com a denúncia anônima, o caso aconteceu em um dia de limpeza no local.
O g1 tentou entrar em contato com o estabelecimento, por telefone, em busca de um posicionamento sobre o caso, mas não obteve um retorno até a última atualização desta reportagem.
Em nota, a Prefeitura de Bertioga afirmou que o órgão fez uma inspeção no açougue, no último dia 19 de abril, quando encontrou diversas irregularidades sanitárias no local.
Após a visita da vigilância, foram lavrados quatro autos de infrações [tipos de documentos de caráter punitivo], sendo dois deles para inutilizar cerca de 100 kg de produtos, outro para interdição do estabelecimento, e por fim um termo de determinação técnica para adequações.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)