G1 Santos

Aeronáutica e Secretaria de Aviação Civil assinam portaria que permite o início das obras da primeira fase do Aeroporto de Guarujá, SP

today24 de fevereiro de 2024 3

Fundo
share close

O Comando da Aeronáutica (Comaer) e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) publicaram uma portaria conjunta que autoriza o início da primeira fase das obras do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, no litoral de São Paulo. A assinatura da ordem de serviço deve ocorrer na próxima terça-feira (27). Após isso, o prazo para início das obras é de cinco dias (confira mais abaixo).

A Portaria de Zoneamento Civil-Militar foi assinada durante reunião realizada na última quinta-feira (22), em Brasília. O encontro reuniu representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, Prefeitura de Guarujá, Comaer e da SAC.

A publicação da portaria é necessária em razão da Base Aérea ser uma área militar, determinando as diretrizes do zoneamento do local. Na ocasião, foram articulados os últimos detalhes para publicação da ordem de serviço das obras da primeira fase do aeroporto.



Obras do aeroporto de Guarujá são liberadas: ‘meta dos primeiros voos no 2º semestre de 2023’, diz prefeitura — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Todos os trâmites técnicos estão finalizados, permitindo ao município autorizar o início das obras. Segundo a Prefeitura de Guarujá, a formalização da assinatura da ordem de serviço ocorrerá na próxima terça-feira (27), às 10h, no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho.

Ainda de acordo com a prefeitura, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio da Costa Filho, participará de uma vistoria técnica na Base Aérea, onde os trabalhos serão desenvolvidos. A data ainda será definida entre o Ministério e a Prefeitura.

Guarujá homologa empresa para projeto executivo e obras do Aeroporto — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

A companhia apresentou o valor da proposta de R$ 19 milhões e atendeu todas as exigências do edital, que terá investimento do governo federal. As obras incluem a adequação da pista, drenagem e área de taxiamento, implantação de cercamento e sinalização e a construção de um terminal de passageiros provisório.

Segundo a Prefeitura, as obras da primeira fase possuem cronograma de execução seis meses, a partir da emissão de ordem de início dos serviços. O projeto global do aeroporto contempla um total de quatro fases.

Após a execução dos serviços de implantação da primeira fase, começará a implantação do terminal de passageiros, que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

predio-interditado-por-problemas-estruturais-passa-por-obras-de-recuperacao-definitiva,-diz-prefeitura

G1 Santos

Prédio interditado por problemas estruturais passa por obras de recuperação definitiva, diz prefeitura

O prédio, de 23 andares e 133 apartamentos, sofreu danos nas pilastras e precisou ser evacuado no dia 13 de fevereiro. O edifício, entregue em 2011, fica na Avenida Jorge Hagge, no bairro Aviação, a uma quadra da praia. Segundo a prefeitura, as obras de recuperação definitiva começaram na última quinta-feira (22). Apesar disso, o edifício segue interditado e ainda não existem datas definidas para o encerramento desses trabalhos, assim […]

today24 de fevereiro de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%