O Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, garantiu que vai tirar do papel projetos históricos como o Aeroporto Civil Metropolitano em Guarujá e o túnel que fará a ligação seca do município a Santos, no litoral de São Paulo. O político falou sobre os assuntos durante participação no Summit Guarujá, evento realizado no auditório do Grupo Tribuna. Durante o evento, também foi informado que os primeiros voos serão para Rio de Janeiro e Campinas (SP).
“Só vim para o Ministério dos Portos e Aeroportos com a promessa de que o Aeroporto de Guarujá e o túnel ligando Santos a Guarujá desta vez vão sair”, disse, durante o discurso no Summit. Mais cedo ele participou da reabertura do Museu do Porto.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, o aeroporto vai começar a operar diariamente com aviões do modelo Caravan, que têm capacidade para nove passageiros. Ele ressaltou que as primeiras viagens serão entre Guarujá-Rio de Janeiro e Guarujá-Campinas.
Aeroporto de Guarujá será instalado na Base Aérea de Santos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá
“Numa segunda fase, poderão pousar aeronaves ATR, com capacidade para 72 lugares”, explicou Sanovicz.
O ministro ainda anunciou que apresentará um projeto de lei, provavelmente em agosto, que vai garantir passagens aéreas acessíveis. Segundo França, aproximadamente 21% das poltronas em voos do Brasil decolam livres, e o novo projeto buscará preenchê-las.
De acordo com o projeto, todo brasileiro terá a possibilidade de escolher assentos disponíveis no voos a partir de R$ 200, sendo limitado a quatro passagens por CPF. “Qualquer cidadão brasileiro poderá entrar num site, aplicativo e ao digitar o CPF, se ele não voou nos últimos 12 meses, ele terá um leque de opções de passagens ociosas para escolher nos meses intermediários – de março a junho e de agosto a novembro -“, revelou França.
Projeto de túnel submerso para ligar cidades de Itajaí e Navegantes — Foto: Projeto conceitual túnel Santos/Guarujá/Divulgação
Em relação à ligação seca entre Santos e Guarujá, França disse que a obra é um desafio para a engenharia brasileira, uma vez que não há construção semelhante no país. O equipamento terá 900 metros de extensão, 21 metros de profundidade e 6 metros de largura.
O ministro acredita que o túnel poderá ser construído em tempo recorde seguindo modelos que já estão estabelecidos no exterior.
“Estudamos para ver como será mais útil e mais rápido. Quanto menos apropriações melhor. O modelo que eu vi na Bélgica é possível ser feito em tempo recorde porque poderão ser utilizadas estruturas que já existem em alguns locais do mundo e estão ociosas. Você pode construir todo o túnel fora e depois transportar pra cá”, afirma.
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Por: G1
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