G1 Santos

Aeroporto de Guarujá terá primeiros voos para Rio de Janeiro e Campinas

today27 de junho de 2023 9

Fundo
share close

O Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, garantiu que vai tirar do papel projetos históricos como o Aeroporto Civil Metropolitano em Guarujá e o túnel que fará a ligação seca do município a Santos, no litoral de São Paulo. O político falou sobre os assuntos durante participação no Summit Guarujá, evento realizado no auditório do Grupo Tribuna. Durante o evento, também foi informado que os primeiros voos serão para Rio de Janeiro e Campinas (SP).

“Só vim para o Ministério dos Portos e Aeroportos com a promessa de que o Aeroporto de Guarujá e o túnel ligando Santos a Guarujá desta vez vão sair”, disse, durante o discurso no Summit. Mais cedo ele participou da reabertura do Museu do Porto.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, o aeroporto vai começar a operar diariamente com aviões do modelo Caravan, que têm capacidade para nove passageiros. Ele ressaltou que as primeiras viagens serão entre Guarujá-Rio de Janeiro e Guarujá-Campinas.



Aeroporto de Guarujá será instalado na Base Aérea de Santos — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

“Numa segunda fase, poderão pousar aeronaves ATR, com capacidade para 72 lugares”, explicou Sanovicz.

O ministro ainda anunciou que apresentará um projeto de lei, provavelmente em agosto, que vai garantir passagens aéreas acessíveis. Segundo França, aproximadamente 21% das poltronas em voos do Brasil decolam livres, e o novo projeto buscará preenchê-las.

De acordo com o projeto, todo brasileiro terá a possibilidade de escolher assentos disponíveis no voos a partir de R$ 200, sendo limitado a quatro passagens por CPF. “Qualquer cidadão brasileiro poderá entrar num site, aplicativo e ao digitar o CPF, se ele não voou nos últimos 12 meses, ele terá um leque de opções de passagens ociosas para escolher nos meses intermediários – de março a junho e de agosto a novembro -“, revelou França.

Projeto de túnel submerso para ligar cidades de Itajaí e Navegantes — Foto: Projeto conceitual túnel Santos/Guarujá/Divulgação

Em relação à ligação seca entre Santos e Guarujá, França disse que a obra é um desafio para a engenharia brasileira, uma vez que não há construção semelhante no país. O equipamento terá 900 metros de extensão, 21 metros de profundidade e 6 metros de largura.

O ministro acredita que o túnel poderá ser construído em tempo recorde seguindo modelos que já estão estabelecidos no exterior.

Estudamos para ver como será mais útil e mais rápido. Quanto menos apropriações melhor. O modelo que eu vi na Bélgica é possível ser feito em tempo recorde porque poderão ser utilizadas estruturas que já existem em alguns locais do mundo e estão ociosas. Você pode construir todo o túnel fora e depois transportar pra cá”, afirma.

Vídeos: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-abre-inscricao-para-uso-do-teatro-procopio-ferreira

Prefeitura de Guarujá

Prefeitura abre inscrição para uso do Teatro Procópio Ferreira

O processo é destinado a movimentos culturais de teatro, dança, música, circo, audiovisual, literatura, multimeios, performances e artes visuais e integradas; inscrições podem ser realizadas até 23 de julho Com objetivo de democratizar o acesso para utilização do Teatro Municipal Procópio Ferreira, a Prefeitura de Guarujá está selecionando propostas artístico-culturais para exibição entre setembro e dezembro de 2023, por meio do edital n° 02/2023. Os interessados podem se inscrever pela […]

today27 de junho de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%