Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Segundo os analistas, essa é a votação mais acirrada em três décadas. O partido com mais vitórias nessas décadas foi o Congresso Nacional (ANC), que está no poder desde o final do apartheid.
Serão eleitos 400 deputados nomeados proporcionalmente, indicados por 50 partidos. Uma vez formado, o novo Parlamento nomeará o próximo presidente.
Durante 30 anos de democracia, que nasceu da eleição do primeiro presidente negro sul-africano, Nelson Mandela, em 1994, os eleitores têm sido leais ao ANC, que libertou o país do apartheid.
O ANC sempre venceu as eleições nacionais por ampla maioria e nas últimas legislativas, em 2019, obteve 57% dos votos.
Mas o partido, liderado atualmente pelo presidente Cyril Ramaphosa, perdeu popularidade.
Cansados dos casos de corrupção na classe política, muitos dos 62 milhões de sul-africanos deixaram de confiar no ANC, que inicialmente prometeu educação, água, moradia e o direito de voto para todos.
Um terço da população economicamente ativa está desempregada. A pobreza e a desigualdade aumentam e a criminalidade frequentemente bate recordes, em um cotidiano muitas vezes dificultado pelos recorrentes cortes de água e eletricidade.
As pesquisas atribuem a este partido entre 40% e 47% das intenções de voto, o que indica que poderá perder pela primeira vez a maioria absoluta na Câmara e ser obrigado a negociar alianças para formar um governo de coligação.
Veja abaixo quais são os principais partidos que concorrem com o ANC.
“Esta votação é sem dúvida a mais imprevisível que a África do Sul conheceu desde 1994”, disse à AFP o analista Daniel Silke, associando a incerteza política ao “declínio econômico” da principal potência industrial do continente na última década.
Segundo ele, há muitas chances de que “o ANC sairá enfraquecido” e “o futuro do presidente Ramaphosa” esteja em jogo.
Veja abaixo um vídeo sobre os 30 anos do fim do apartheid.
África do Sul lembra 30 anos do fim do Apartheid
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Elisângela Coelho - 29/05/2024 09h29 Fachada do edifício sede do INSS em Brasília Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil A denúncia de uma quadrilha que vende acesso a contas do INSS para empréstimos consignados revela um golpe que pode afetar aposentados e pensionistas. Os golpistas conseguem acessar o aplicativo Meu INSS e vendem essas informações para terceiros, que então fazem empréstimos em nome das vítimas. Para ajudá-lo a se proteger, reunimos neste […]
17:55 - 19:00
Fabio Paschoal
19:05 - 21:05
Fabiano Farias
21:10 - 22:10
Publicar comentários (0)