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Fraudes no INSS: Passo a passo para detectar e corrigir descontos indevidos

today29 de maio de 2024 10

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Elisângela Coelho – 29/05/2024 09h29

Fachada do edifício sede do INSS em Brasília Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A denúncia de uma quadrilha que vende acesso a contas do INSS para empréstimos consignados revela um golpe que pode afetar aposentados e pensionistas. Os golpistas conseguem acessar o aplicativo Meu INSS e vendem essas informações para terceiros, que então fazem empréstimos em nome das vítimas. Para ajudá-lo a se proteger, reunimos neste artigo informações úteis para identificar fraudes e saber como agir em caso de golpe.

Como identificar se você foi vítima de fraude


Para verificar se houve fraude na sua conta do INSS, siga estes passos:

1. Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS.


2. Faça login com seu CPF e senha.


3. Vá para “Extrato de Pagamento de Benefício” e verifique se há descontos suspeitos ou cobranças inesperadas.

O que fazer em caso de golpe?


Se você suspeitar de fraude ou perceber que foi vítima de um golpe, siga estas orientações do Ministério da Gestão e Inovação:



– Não aceite ajuda de desconhecidos para alterar sua senha no portal Gov.br.;


– Se a senha cadastrada não funcionar, siga o link de recuperação para redefini-la;


– Se tiver dúvidas, entre em contato com um atendente pelo site Gov.br/atendimento.

Uma dica adicional é verificar regularmente se consegue acessar sua conta no portal Gov.br. Se a senha ou email originais não funcionarem, isso pode ser um sinal de fraude.

Passos para remover descontos indevidos


Se você encontrar descontos indevidos no Meu INSS, siga estas etapas para removê-los:

1. Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS.


2. Faça login com seu CPF e senha.


3. Selecione “Novo Agendamento/Requerimento”.


4. Clique em “Novo Requerimento”.


5. Escolha “Atualizações para Manutenção de Benefício”.


6. Selecione “Exclusão de Desconto de Mensalidade de Empréstimo” ou outra opção correspondente.

Como agir se fui vítima de fraude?


Se você foi vítima de fraude, tome as seguintes medidas:

– Registre um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia.


– Reclame com a instituição responsável pelos descontos indevidos, usando o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou a Ouvidoria. Anote o número do protocolo para referência futura.

Fique informado


Para mais informações sobre fraudes no Meu INSS e outros tópicos relacionados a direitos previdenciários, continue acompanhando nossa coluna. Compartilhamos conteúdo relevante e atualizado para ajudá-lo a proteger seu benefício e evitar golpes.

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Dra. Elisângela Coelho foi trabalhadora rural, doméstica, vendedora e hoje atua como advogada especialista em direito previdenciário.

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Por: Elisangela Coelho

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