Prefeitura de Guarujá

Agentes de Saúde de Guarujá recebem capacitação sobre prevenção ao suicídio

today28 de fevereiro de 2023 2

Fundo
share close

Projeto Rede Amiga da Saúde Mental terá dez cursos para um total de 250 funcionários a fim de preservar e salvar vidas

A fim de preservar e salvar vidas, os agentes comunitários de Saúde de Guarujá estão recebendo capacitação especializada para identificar e prevenir casos de suicídio na Cidade. O objetivo é humanizar cada vez mais o atendimento.

O Projeto Rede Amiga da Saúde Mental teve início em janeiro e contará com dez turmas. As aulas sempre acontecem as quintas, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, e sextas-feiras, no período da manhã. A iniciativa é ministrada pela diretora-presidente e coordenadora do projeto, Ana Claudia Silva Quintal, da Associação Saber Viver, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau).

Fazem parte dessa qualificação 250 agentes comunitários da Cidade, totalizando 12 horas de formação. As aulas vão muito além de ensinos técnicos e práticos sobre a doença, envolvendo também o autocuidado emocional dos próprios profissionais.  “Eles são a ponta entre a família e os serviços de saúde, por isso não só é importante o cuidado com o diagnóstico desses casos, mas também para esse funcionário identificar como ele está emocionalmente”, afirma a coach Valéria Boreli.

O agente comunitário municipal Roberto Schimdt foi um dos participantes e reforça a importância do que aprendeu ao longo da formação. “É bem interessante nós olharmos para a nossa própria condição mental e psicológica. Temos de ver se estamos bem para lidar com esses problemas complexos. Tudo está sendo bem dinâmico e útil para nossa profissão”, comentou.



A capacitação também é ministrada pela psicóloga Ana Maria Cabral, que é responsável pelo ensino das partes teórica e prática. A profissional de saúde também realiza rodas de conversas em unidades de saúde do Município. “A saúde mental está em todo o lugar e nosso papel é desmitificá-la, ensinar como podemos ajudar o próximo”, disse Ana Maria.

A coordenadora de Saúde da Sesau também acompanhou o curso e elogiou a iniciativa. “Geralmente, estamos acostumados com cursos mais técnicos, então é fundamental apresentarmos formas diferentes de especializar os nossos agentes”, ressaltou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

transporte-alternativo-de-mongagua-e-obrigado-a-parar-de-circular-apos-decisao-judicial

G1 Santos

Transporte alternativo de Mongaguá é obrigado a parar de circular após decisão judicial

O transporte alternativo de Mongaguá, no litoral de São Paulo, foi proibido de circular na cidade após decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A decisão aponta que os atuais trabalhadores do serviço de lotação não possuem legitimidade para prestação do serviço alternativo, uma vez que não participaram do processo de licitação exigido pela lei municipal. O tribunal considerou ainda que ficará nulo todos os atos de […]

today28 de fevereiro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%